Data: 25/11/2020 19:00 / Autor: Redação ABCdoABC / Fonte: Estadão Conteúdo

Veja seis dicas para comprar on-line com segurança na Black Friday

Conhecer a reputação da loja e guardar registros das transações são algumas das orientações da Secretaria Nacional do Consumidor


Secretaria Nacional do Consumidor dá dicas para para comprar com segurança
Secretaria Nacional do Consumidor dá dicas para para comprar com segurança

Crédito: Depositphotos

Com as recomendações de isolamento social durante a pandemia, a expectativa do varejo é de um aumento nas compras online durante a Black Friday deste ano.

E para quem já planeja aproveitar as promoções, a dica é redobrar os cuidados para fazer um bom negócio. Conhecer a reputação da loja, guardar os registros de compras e pesquisar se o site tem conexões seguras são fundamentais para não cair em armadilhas, aponta o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). O Procon/SP elaborou uma lista de sites que devem ser evitados, pois tiveram reclamações de consumidores registrada no Procon-SP, foram notificados, não responderam ou não foram encontrados.

De acordo com a instituição, as demandas nos órgãos de proteção e defesa do consumidor em ‘relação à internet’ mais que dobraram entre janeiro e outubro de 2020 em comparação ao mesmo período do ano passado. As principais reclamações estão relacionadas ao vestuário (calçados, roupas e acessórios) e envolvem atrasos ou não entrega dos produtos.

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) publica, nas redes sociais e na página do Ministério da Justiça e Segurança Pública, dicas para que os consumidores façam suas compras com segurança. Em caso de problemas é possível fazer reclamações no site consumidor.gov.br.

“Nesse momento, devemos ter mais cuidado com as ofertas e com a exposição dos consumidores dentro dos estabelecimentos que possam colocar em risco a saúde e a segurança, lembrando que esses são princípios basilares do Código de Defesa do Consumidor”, diz a secretária Nacional do Consumidor, Juliana Oliveira Domingues.

Veja as orientações da Secretaria Nacional do Consumidor para comprar com segurança:

Informe-se sobre a reputação da loja;

Verifique se o site da empresa possui conexões seguras para proteção dos dados;

Guarde todos os registros de suas compras;

Pense e pesquise bem antes de efetuar a compra;

Fique atento a mensagens e sites fraudulentos;

Se sair para as compras, use máscara e se proteja.

Comente aqui