Data: 14/06/2021 08:02 / Autor: Redação

Saiba como se faz uma justificativa de TCC: explicações e dicas


Os alunos que se encontram na fase de elaborar seus trabalhos de conclusão de curso (TCC) podem ter muitas dúvidas sobre como fazê-los a partir do zero. Uma das questões que mais surgem sobre esse trabalho diz respeito à estrutura metodológica de pesquisa e a justificativa do TCC faz parte dela. 

Neste artigo, vamos falar sobre o que é e como se faz a justificativa de TCC. Além disso, vamos sugerir algumas dicas para que ela seja bem escrita e apresentar modelos de justificativas para você ter como base na hora de você escrever a sua. 

O que é uma justificativa de TCC?

Após saber mais sobre o que é o Enem Digital 2021 e como funciona, você pode começar a pensar como será escrever um trabalho de conclusão de curso (TCC) uma vez que ingresse na universidade. Há inúmeras seções que auxiliam a sua elaboração, como definição do tema, problema, objetivos, hipóteses e justificativa.

Sobre a justificativa, podemos dizer que é uma das seções que compõem a metodologia científica de elaboração de trabalhos acadêmicos. Quando um estudante está prestes a fazer o seu TCC para um curso de graduação ou pós-graduação, ele pode ser demandado a elaborar um pré-projeto. 

Ao escrever um projeto de pesquisa, espera-se que o autor seja capaz de demonstrar a quem irá avaliá-lo que entende os passos necessários para a condução de uma pesquisa científica e de que forma o estudo será realizado

https://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto_de_pesquisa

Esse pré-projeto deve ser elaborado contando com algumas seções essenciais, dentre elas a justificativa. 

A justificativa de TCC nada mais é do que a razão de existir de determinado trabalho ou pesquisa. Ou seja, ela deve explicitar quais os motivadores que levam um estudante a falar sobre determinado assunto, de acordo com um ponto de vista em particular. 

Como fazer uma justificativa do TCC? 

Para se fazer uma justificativa, é de suma importância que o aluno reflita sobre algumas questões antes de efetivamente começar a escrevê-la. Vamos listá-las nos itens a seguir:

  1. Avalie o tema do seu trabalho e o problema que você vai querer estudar

Faça uma recapitulação atenta do seu objeto de estudo e, se necessário, faça algumas pesquisas mínimas para se situar no tema que você irá se aprofundar. A partir do momento em que você se inteirar mais sobre o tema do TCC, fica mais fácil se fazer as perguntas sobre os motivos de ele existir.

  1. Defina a linha argumentativa que você usará em seu TCC

Escolha qual será a base teórica e científica que você escolherá para analisar seu tema de estudo. Ou seja, sob qual prisma você procurará compreender a realidade do seu tema? Para esse tipo de análise, é importante contar com a ajuda do seu professor-orientador, que pode ser um guia dentre as inúmeras possibilidades de análise. 

  1. Tente compreender os impactos do seu trabalho

Uma vez que você analisou melhor o tema da sua pesquisa, procure entender quais serão possíveis desdobramentos que haverão a partir da sua análise. O que há de novidade em seu trabalho e qual a relevância dele o avanço científico do meio acadêmico e a sociedade?

  1. Formule suas razões com objetividade

A partir dos insights adquiridos a partir das reflexões anteriores, elabore um texto visando a deixar claro as razões de sua pesquisa existir e de ela ser estruturada do jeito que será estruturada. Procure ser objetivo e coeso em seu texto, transmitindo uma mensagem clara ao leitor do seu TCC sobre seu propósito científico. 

DICAS DE COMO ESCREVER UMA BOA JUSTIFICATIVA DE TCC

Para escrever um bom texto, listamos alguns lembretes que poderão ser conferidos na tabela abaixo:

Dicas 

Descrição

Escrever com clareza 

Elabore um texto simples em que fique claro o seu propósito e a sua motivação em escrever seu TCC. Evite palavras rebuscadas ou subjetivas. 

Ser objetivo

Não é necessário despender de muito texto para escrever uma boa justificativa. Seja sucinto, deixando apenas o indispensável para passar uma mensagem correta da justificativa do seu trabalho.

Fazer uma revisão criteriosa e técnica 

Avalie se o conteúdo da sua justificativa está fazendo sentido, ou seja, se está coerente e interligada com as demais seções metodológicas. Além disso, corrija possíveis erros gramaticais, redundâncias e possíveis passagens dúbias.

Compartilhar e pedir opinião de outras pessoas

Solicite a um colega de confiança ou a seu orientador para que avaliem se o seu texto está bom o suficiente para dar a correta dimensão da sua justificativa.

EXEMPLOS DE JUSTIFICATIVAS

Como um meio de ilustrar como fazer a justificativa de TCC, incluímos aqui dois modelos de trabalho para análise.

Exemplo de Justificativa de TCC em Comércio Exterior
Através de dados disponíveis de comércio exterior e de produção industrial, este trabalho tem como objetivo comparar as características comerciais e a performance industrial brasileira com países em desenvolvimento selecionados que se destacaram nos últimos anos por terem atingidos crescimentos consideráveis de participação no comércio mundial. Tal comparação será realizada a partir de uma classificação de produtos, organizada pela UNCTAD (2002), que busca caracterizar o comércio exterior a partir do agrupamento de produtos pelo grau de intensidade tecnológica a partir da Standart International Trade Classification (SITC) Revisão 2, a três dígitos de desagregação. Os produtos foram divididos em 5 categorias de intensidade tecnológica> commodities
Exemplo de Justificativa de TCC em Economia
padronizadoras inseridas na TIB. O objetivo deste trabalho é, portanto, analisar em que medida os mecanismos de governança formados entre as atividades da TIB contribuem para propiciar um ambiente de maior coordenação entre os agentes econômicos e impulsionar a formação de um sistema de padrões técnicos no Brasil, um elemento fundamental no que seria um espaço mais amplo de criação de um Sistema Nacional de Inovação. Esses atores não necessariamente apresentam objetivos e interesses semelhantes, mas sua organização e coordenação são requisitos para a formação de um ambiente institucional favorável à geração e à difusão de novas tecnologias.

Precisa de ajuda?

Se você ainda tem dúvida com o método para poder fazer a sua justificativa de TCC pronta, entre em contato com o nosso time. Envie-nos uma mensagem com os seus questionamentos: podemos enviar mais informações sobre o nosso trabalho e avaliar o melhor meio te ajudar na sua necessidade!

Uma boa justificativa ajuda você a desenvolver melhor o seu TCC

Ao gastar um tempo refletindo sobre a sua justificativa, você pode ganhar tempo posteriormente, na hora de começar a escrever o seu TCC. Isso acontece porque essa reflexão faz com que você consolide o caminho metodológico que você seguirá em sua pesquisa. Assim, pode ficar mais claro quais serão as próximas etapas do seu trabalho, como as etapas do referencial teórico e da metodologia de coleta de dados, por exemplo.

Assim sendo, garanta uma reserva de tempo e dedicação para construir essa etapa de forma consciente e estruturada. Os resultados poderão ser conferidos ao longo da execução do seu trabalho e no resultado final.

AS PRINCIPAIS PERGUNTAS QUE SURGEM QUANDO O ASSUNTO É JUSTIFICATIVA DO TCC

Como iniciar a justificativa de um TCC?

Uma vez escolhido o tema do seu trabalho e o problema a ser discutido, tente listar os porquês do seu TCC existir, ou seja, qual seria o benefício de existir um trabalho com a sua abordagem e argumentação. Procure estruturar o texto de maneira organizada e clara.

Como se faz uma justificativa?

A justificativa tem como objetivo deixar claro ao leitor o motivo da pesquisa existir. Não deixe de pensar o seu objeto de estudo de forma mais ampla, procurando avaliar os impactos do seu trabalho para a ciência e a sociedade. Assim, ficará mais fácil elaborar um texto articulado e coeso para sua justificativa.

Como começar uma justificativa de trabalho?

É importante que sejam consideradas as motivações para o seu trabalho, ou seja, por que ele existe e por que foi elaborado dessa forma? Tente encontrar pontos positivos de sua abordagem e repense aonde você quer chegar com a sua argumentação e pesquisa. Essa reflexão facilitará no momento de escrever a sua justificativa.

O que deve constar na justificativa de um projeto de pesquisa?

Deve constar na sua justificativa de projeto de pesquisa o motivo de você escrever sobre determinado tema e ponto de vista. Ao pensar sobre o que o motiva em seu projeto, o estudante delimitará de maneira mais clara o objeto de estudo e compreenderá também seus objetivos científicos.

Comente aqui