Data: 11/11/2019 17:09 / Autor: Redação / Fonte: Agência Brasil

Rio entra em estágio de atenção por causa de chuva forte

A cidade do Rio de Janeiro entrou em estágio de atenção às 11h50 de hoje (11), com a previsão de chuvas fortes e muito fortes, que podem ser acompanhadas de ventos também fortes


Cidade do Rio de Janeiro entra em estágio de atenção após fortes chuvas
Cidade do Rio de Janeiro entra em estágio de atenção após fortes chuvas

Crédito: Tomaz Silva/Agência Brasil

Um temporal atingiu o centro da cidade e as zonas sul e oeste no fim da manhã desta segunda-feira e causou transtornos e interdições.

Sirenes de emergência que monitoram o risco de deslizamento foram acionadas em sete comunidades: Rocinha, Santa Marta, Cabritos e Guararapes, na zona sul; Formiga, na zona norte; e Santa Alexandrina e Paula Ramos, no centro. Ao todo, 16 desses alarmes sonoros que monitoram o risco geológico dispararam, e a Defesa Civil Municipal recebeu 16 chamados desde as 10h.

Sete chamados foram por causa de danos à estrutura de imóveis e quatro dizem respeito a deslizamento de encostas. Engenheiros e técnicos do órgão já atendem aos principais chamados, e não há registro de vítimas.

A chuva fez com que o Aeroporto Santos Dumont chegasse a ser fechado para pousos e decolagens. A Linha 2 do VLT (veículo leve sobre trilhos), que vai da Central do Brasil à Praça XV, teve a circulação interrompida por conta de alagamentos ao longo da via. 

Bolsões de água se formaram em ao menos quatro vias do centro, incluindo as avenidas Presidente Vargas e Passos. Na zona sul, os bairros de Botafogo, Jardim Botânico, Lagoa e Laranjeiras estão entre os que registraram bolsões.

A chuva forte na zona oeste interditou o Mergulhão Y da Barra e gerou acúmulo de água em dois pontos da Avenida Ayrton Senna e também na Avenida Armando Lombardi, duas das mais movimentadas vias da região.

Também foram registradas quedas de árvore na Tijuca, em Jacarepaguá e no centro. Na Lapa, uma árvore fechou a Avenida Gomes Freire e causou transtornos à região, que concentra muitas empresas e tem grande movimento no horário de almoço.

Comente aqui