Data: 30/09/2021 11:41 / Autor: Redação / Fonte: Conversion

Na retomada do turismo, cidades brasileiras querem se tornar pet-friendly

Cada vez mais lugares têm permitido presença de animais de estimação


Crédito: Divulgação

Diz a sabedoria popular que o cachorro é o melhor amigo do homem. De fato, muitos filmes já foram feitos sobre a relação de amizade e companheirismo entre esses dois, e, se você não tem, pelo menos conhece alguém que tenha um pet. No Brasil, quase 48 milhões de lares abrigam pelo menos um cão ou gato, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esse número é de 2019 e não leva em conta o aumento nas adoções de animais de estimação durante a pandemia. ONGs e abrigos relataram uma procura 50% maior nos primeiros meses de 2020. Muitas pessoas buscaram a companhia dos bichanos para evitar a solidão na quarentena. Da mesma forma, o setor de produtos pet também cresceu: 13,5% só no ano passado.

Agora que os governos estão flexibilizando as medidas de restrição e o turismo vem retomando aos poucos suas atividades, os donos de pets têm buscado opções de lugares para viajar que também recebam seus animais de estimação. E as cidades turísticas, de olho nessa nova demanda, têm se tornado pet-friendly (palavra em inglês que designa lugares onde os animais de estimação são bem-vindos).

A cidade de Fortaleza, por exemplo, lançou neste mês de setembro o projeto “Fortaleza Pet Friendly”, cujo intuito é informar antecipadamente aos visitantes e moradores da região os locais que permitem a entrada de animais, além daqueles que oferecem atendimento veterinário. Essa é a primeira política pública voltada para o turismo de animais no Brasil.

Outras grandes cidades também estão buscando se adaptar. É o caso do Rio de Janeiro (RJ), que, em dezembro de 2020, lançou o selo “Pet Friendly”. O projeto, que começou no setor hoteleiro, se espalhou para bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais. Até o mês passado, mais de mil lugares exibiam o selo.

A cidade do Rio, assim como Natal, no Rio Grande do Norte, são as únicas no Brasil que liberaram as praias para a entrada de animais. Embora seja um número pequeno, outras regiões já estão buscando implementar um projeto semelhante, como é o caso de São Paulo, Santa Catarina e Recife.

Levar o seu cachorro para um restaurante, praia ou hotel tem se tornado uma realidade no Brasil. Cada vez mais lugares têm permitido a presença dos animais de estimação com seus donos. É sempre bom confirmar antes se o estabelecimento é pet-friendly para não ter surpresas ao chegar lá, assim como todos os documentos a entregar e os requisitos a cumprir.

Comente aqui