Data: 10/06/2019 15:45 / Autor: Redação / Fonte: Agência Brasil

Prazo para escolas confirmarem participação no Saeb acaba essa semana

O Inep adiou para sexta-feira, 14 de junho, o prazo para as escolas selecionadas para compor o Sistema de Avaliação da Educação Básica confirmarem a participação


O Inep também selecionou uma amostra de escolas com oferta do 2º ano do ensino fundamental para aplicação dos testes de língua portuguesa e matemática
O Inep também selecionou uma amostra de escolas com oferta do 2º ano do ensino fundamental para aplicação dos testes de língua portuguesa e matemática

Crédito: Elza Fiúza/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) adiou para sexta-feira (14) o prazo para as escolas selecionadas para compor a parte amostral do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) confirmarem participação nas avaliações. O prazo terminaria hoje (10). Ao todo, 7.735 escolas foram selecionadas. 

De acordo com a autarquia, as escolas escolhidas receberam um e-mail com as orientações e o link para o Sistema Saeb, onde podem confirmar a participação das turmas convidadas. A avaliação será realizada entre 21 de outubro e 1º de novembro.  

O Saeb inclui avaliações que são aplicadas desde o ensino infantil até o ensino médio. Os resultados servem para a elaboração de um diagnóstico da qualidade do ensino brasileiro. 

Neste abo, o Saeb terá aplicações censitárias, ou seja, provas para todos os estudantes, e amostrais, dirigidas a um grupo específico de escolas. A aplicação será censitária em todas as escolas públicas localizadas em zonas urbanas e rurais que tenham 10 ou mais estudantes matriculados no 5º e 9º anos do ensino fundamental e na 3ª e 4ª séries do ensino médio.

APLICAÇÃO AMOSTRAL
A aplicação será amostral em escolas privadas com oferta do 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª e 4ª séries do ensino médio. Também haverá uma amostra de escolas com estudantes do 9º ano do ensino fundamental para aplicação dos testes de ciências da natureza e ciências humanas. 

O Inep também selecionou uma amostra de escolas com oferta do 2º ano do ensino fundamental para aplicação dos testes de língua portuguesa e matemática. 

Em todos os casos, a escola precisa ter 10 ou mais estudantes matriculados nas turmas da população-alvo. De forma inédita, haverá também uma amostra de instituições públicas ou conveniadas com o setor público que tenham turmas de creche ou pré-escola da etapa da educação infantil nas quais serão aplicados os questionários.

Segundo o Inep, as escolas da amostra não terão resultados divulgados individualmente. A divulgação será dos resultados gerais da rede de ensino por unidade da federação, por região e Brasil.

As escolas selecionadas que tiverem dúvidas podem acessar o Guia de Orientações do Sistema, ou entrar em contato com o Inep pelo e-mail saeb@inep.gov.br. É necessário informar o código da escola no Censo Escolar.

Comente aqui