Data: 14/01/2022 16:17 / Autor: Redação / Fonte: Rio Innovation Week

Parque Tecnológico Itaipu – Brasil apresenta tecnologia e inovação em Cidades Inteligentes

PTI-BR participa do evento que é referência em inovação e empreendedorismo tecnológico, geração de novas oportunidades e conexão com diversos setores e investidores


Rio Innovation Week
Rio Innovation Week

Crédito: Divulgação

O Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR) está participando do Rio Innovation Week, o maior evento de Inovação e Tecnologia da América Latina. O evento, que começou na quinta-feira (13) e segue até domingo (16), no Jockey Club Brasileiro, na Gávea (RJ), pretende reunir 40 mil pessoas, incluindo mais de 500 palestrantes, 1.000 startups e 190 expositores.

O PTI-BR estará presente em todos os quatro dias da programação no espaço Sociedade 5.0, divulgando as iniciativas e projetos desenvolvidos na temática de Cidades Inteligentes, por meio do Programa Vila A Inteligente e o Smart Vitrine. 

As empresas selecionadasno Smart Vitrine, Topa e Automa também apresentam suas soluções no estande do PTI-BR. A Topa, com o Totem, que oferece diversas informações (horários de ônibus em tempo real, temperatura, segurança); central de monitoramento; conectividade (wi-fi e carregadores USB); inclusão (placa braille e botão de áudio informativo) e ambiental com sensores de qualidade do ar, qualidade de CO2 e poluição sonora. 

Automa apresenta a Vila A em realidade virtual por meio de uma tecnologia de captura de imagens, sejam elas fixas ou por meio de drones, que transforma o ambiente em uma maquete digital (gêmeo digital). A solução possibilita a realização de simulações que depois podem ser aplicadas no mundo físico. As tecnologias das duas empresas serão testadas no Bairro Itaipu A, o primeiro e maior bairro público sandbox do Brasil, em 2022.  

O estande do Parque Tecnológico conta ainda com a exposição do veículo elétrico da Hitech Eletric, empresa que integra o ecossistema de inovação do PTI e a exibição, em parceria com o Inmetro, de amostras de grafeno (material do futuro), que poderão ser vistos pelo microscópio de nanotecnologia. 

As startups incubadas: Maker Soluções, WestCob, Manfing, Lolita e Um Bom App estão no espaço Conecta demonstrando suas soluções para o mercado e a startup Daga Agrinavi, no espaço AgroRio Tech.  

O diretor superintendente, general Eduardo Garrido, destacou a importância da participação do PTI-BR no Rio Innovation Week. “Esse é um dos maiores eventos da América Latina que tem o propósito de estimular a criação de novas conexões entre os principais players do mercado, negócios, parcerias e avanços com o foco na melhoria daqualidade de vida da população”, afirmou. “Estamos tendo a oportunidade de apresentar as principais ações do Parque Tecnológico Itaipu e o que temos feito para contribuir com a inovação e a tecnologia no Brasil”, complementou.  

Para o diretor técnico, Rafael Deitos, participar de um evento como o Rio Innovation Week é uma oportunidade para dar visibilidade às soluções tecnológicas e ampliar mercados. “O PTI-BR tem como propósito integrar e transformar conhecimentos e tecnologias em soluções para o progresso da sociedade. Por isso é tão importante participar de eventos como esse que nos possibilita além de apresentar nossos projetos, tanto na área de cidades inteligentes, inovação aberta e energia, colaborar ativamente com a tecnologia e a inovação do País”, afirmou Deitos. 

Programação 

Projetos nas áreas de energia e inovação aberta também estão sendo apresentados pelo PTI-BR no evento.  

Nesta sexta-feira (14), o diretor de negócios e inovação, Rodrigo Régis, participa da programação, às 16h50, quando abordará os desafios do ecossistema de energia. Já no sábado (15), às 9h30, o diretor técnico, Rafael Deitos, trará ao público uma palestra sobre a transição energética e novas fontes de energia. Logo mais, já no espaço SDP Summit, Rafael também fará um painel com a temática da indústria 4.0.  

Na temática de Cidades Inteligentes, o diretor de negócios e inovação, Rodrigo Régis, apresenta no domingo (16), às 13h, no Espaço Sociedade 5.0, o case do Smart Vitrine: como gerar negócios e estimular o empreendedorismo por meio de um Sandbox. O diretor volta a palestrar às 15h30, no espaço Agro Rio Tech, sobre o a inovação aberta como estratégia de transformação no agronegócio.  

Rio Innovation Week  

O Rio Innovation Week é um evento para todos os players do varejo, empreendedorismo e inovação - empreendedores, investidores, executivos e representantes do governo. O objetivo é compartilhar experiências e conhecimento, debatendo e apresentando novas estratégias para os negócios, o futuro das profissões e da educação, impulsionando negócios, ideias e startups. 

Além do espaço Sociedade 5.0, que busca a convergência de todas as inovações que possibilitam maior qualidade de vida para o cidadão, em especial as cidades inteligentes, o Rio Innovation Week, conta ainda com os espaços Conecta e o AgroRio Tech.  

O Conecta reforça como o Varejo 4.0 foca na convergência de dois mundos: o varejo tradicional e o varejo digital. O AgroRio Tech apresenta a agricultura do futuro, através das tecnologias, fomentando negócios, e promovendo a inovação.  

Comente aqui