Brasil - Mundo Saúde

OMS alerta para avanço do coronavírus no Brasil e prevê 88 mil mortes até 04 de agosto

Órgão da OMS, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) alerta para a situação no País e divulga previsão do cenário

  • Data: 26/05/2020 13:05
  • Alterado: 26/05/2020 13:05
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo
OMS alerta para avanço do coronavírus no Brasil e prevê 88 mil mortes até 04 de agosto

Crédito:

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), braço da Organização Mundial da Saúde (OMS) nas Américas, calcula que o Brasil tenha 88.300 mortes por covid-19 até o dia 4 de agosto. A diretora da Opas, Carissa Etienne, informou a previsão em coletiva nesta terça-feira, 26, segundo modelo da entidade para estimativa de cenários. Até esta segunda-feira, 25, 23.473 pessoas morreram pelo novo coronavírus no País, segundo dados do Ministério da Saúde.

De acordo com a diretora, existe “um aumento exponencial” de óbitos diários no Brasil. A expectativa é de que, em 22 de junho, a média seja de 1.020 mortes por dia.

Etienne afirmou que “não há dúvidas” de que a América é o novo epicentro da pandemia do novo coronavírus, e chamou a atenção para os Estados Unidos e para o Brasil, países que vêm registrando os maiores números diários de novos casos da doença.

Diretor do Programa de Doenças Transmissíveis da Opas, Marcos Espinal disse que o órgão está “muito preocupado” com a situação no Brasil. O médico fez a ressalva de que Peru e Chile registram uma taxa de incidência por habitantes maior do que a brasileira, mas destacou que é urgente aumentar a testagem de covid-19 no País.

“O Brasil precisa aumentar o número de testes. Atualmente, são cerca de três mil por milhão de habitantes. Em um País tão grande, de cidades povoadas como Rio e São Paulo, é vital implementar medidas de mitigação, como aumentar os testes e tentar manter o distanciamento social. A situação não vai melhorar na próxima semana. Ainda há um longo caminho a percorrer”, alertou Espinal.

Compartilhar:

  • Data: 26/05/2020 01:05
  • Alterado: 26/05/2020 01:05
  • Redação ABCdoABC
  • Estadão Conteúdo









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados