Data: 01/08/2020 16:58 / Autor: Redação ABCdoABC / Fonte: Estadão Conteúdo

Moraes decreta, Facebook cumpre após 2 meses! Bloqueio internacional de bolsonaristas

Rede social recuou e tirou do ar 12 perfis de influenciadores e empresários investigados no inquérito das fake news conduzido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal


Após o presidente do Facebook Brasil ser intimado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a cumprir ordem de bloqueio de doze perfis bolsonaristas na rede social, a empresa informou neste sábado, 1º, que as contas foram suspensas internacionalmente.

O bloqueio temporário foi determinado pelo ministro no âmbito do inquérito das fake news, que apura notícias falsas, ofensas e ameaças contra autoridades. A medida foi justificada pela necessidade de ‘interromper discursos criminosos de ódio’ e solicitada ainda em maio, quando apoiadores do governo foram alvo de buscas em operação da Polícia Federal.

A plataforma, no entanto, demorou dois meses para cumprir a ordem e o fez somente após intimação na semana passada. Como os bloqueios ficaram restritos a território nacional, o ministro voltou a cobrar as empresas pedindo a suspensão total, sob pena de multa diária de R$20 mil. Isso porque alguns influenciadores mudaram as configurações de localização e continuaram a publicar mensagens sem embargos. Através da estratégia, os perfis se mantiveram acessíveis a usuários mesmo após as ordens de suspensão.

Alexandre de Moraes determinou o bloqueio dos bolsonaristas
Alexandre de Moraes determinou o bloqueio dos bolsonaristas

Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil - editado

Comente aqui