Data: 18/05/2022 15:12 / Autor: Redação / Fonte: NFT Ticket Pass

Milton Nascimento anuncia despedida dos palcos e promete turnê épica

Nesta despedida dos palcos, o artista anuncia uma série de experiências únicas ao grupo de fãs


Milton Nascimento - A Última Sessão de Música
Milton Nascimento
Milton Nascimento

Crédito: Divulgação

Com uma trajetória que completa 60 de anos de carreira e oitenta de vida, Milton Nascimento decidiu que chegou a hora de se despedir dos palcos. Mas, para que esse ciclo ficasse completo, o artista decidiu prestar uma última homenagem aos fãs com uma turnê internacional que promete ser épica: “A Última Sessão de Música”. 

Eu jamais poderia encerrar essa parte da minha vida de tantos anos na estrada sem homenagear aqueles que me acompanham esse tempo todo: os fãs. E essa turnê foi pensada especialmente pra vocês!” -, explica Milton. Após quarenta e três discos gravados, cinco prêmios Grammy e o título de Doutor Honoris Causa em música pela Universidade de Berklee, em Boston, Milton se prepara agora para cantar seus maiores sucessos numa turnê que vai passar por Brasil, Europa e Estados Unidos. 

De acordo com Milton, “seria impossível fazer essa despedida sem colocar no repertório músicas de todas as fases da carreira”. E completa: “a gente quer proporcionar uma experiência única e emocionante, do começo ao fim”. Sobre o repertório da turnê, Milton já adianta que clássicos como “Ponta de Areia”, “Encontros e Despedidas”, “Travessia”, “Cio da Terra” e “Nos Bailes da Vida”, não podem faltar no setlist. “O resto é surpresa” -, diz ele.

Avant-Premie`re e NFT Ticket Pass

Outra novidade para essa turnê é o lanc¸amento do NFT "A U´ltima Sessão de Música". Nesta despedida dos palcos, o artista anuncia uma série de experiências únicas ao grupo de fãs que desejarem adquirir o NFT Ticket Pass. O NFT Ticket Pass é uma chave para destravar estas experiências durante a turnê, que se torna um item colecionável após o uso do benefício. 

E para comec¸ar em grande estilo, o primeiro show da histórica turnê: Milton abre as portas da Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, para uma sessão especial restrita a amigos, artistas e àqueles que adquirirem o NFT Ticket Pass. Não haverá vendas de ingressos normais para este evento. A única forma de participar será comprando o NFT Ticket Pass. Serão colocados 400 NFTs a` disposic¸ão. 

“É o primeiro grande show no Brasil onde só entra quem tem o NFT Ticket Pass. Com o NFT, o fã é a sua própria bilheteria, é ele quem decide o que faz, com o ingresso, se vai no evento, se presenteia um amigo, ou se vende para outros. Tudo isso é feito graças às facilidades da blockchain!”, disse Raphael Pulga, Tour Manager de Milton e Idealizador do Projeto. 

“O NFT Ticket Pass permite com que, mesmo quem não tem conhecimento sobre NFTs, adquira o ativo em cinco minutos e se beneficie dele. Na modalidade de pagamento por PIX, em reais, o algoritmo minta e envia o NFT Ticket Pass direto para a carteira de criptomoedas do cliente.”, disse Ariel Alexandre, Desenvolvedor do Protocolo do NFT Ticket 

Pass. A NFT Concept, consultoria especializada em blockchain, foi uma das idealizadoras do projeto: “99% dos NFTs estão esquecidos nas profundezas do Opensea. Focamos em desenvolver um ativo que tivesse uma proposta de valor clara para o cliente final”, afirmou Leandro Pontes, fundador da agência. A arte desse NFT Ticket Pass é a obra de assinatura do Milton. Esta gravura o acompanha desde a infância, quando, ao participar de uma atividade de artes na escola, o pequeno Bituca jogou traços quase que imaginários no papel. Ali nasceu um dos desenhos mais famosos da MPB, a Serra de Três Pontas, com seu trenzinho e o sol característicos. Mais tarde, em 1976, este desenho daria origem à capa do álbum Geraes. 

A Moss, climatech pioneira e líder global em soluções ambientais e na comercialização de créditos de carbono em blockchain, será responsável pela compensação das emissões de gases de efeito estufa geradas nas operações do NFT Ticket Pass. “Além de ser uma honra para a Moss participar desse momento tão importante da carreira deste grande artista, é simbólico perceber esse movimento de popularização dos NFTs e da crescente preocupação ambiental com a compensação das emissões de carbono geradas. Que os fãs do artista aproveitem muito dessa turnê e da experiência com seus NFTs que são únicos exatamente como os momentos únicos proporcionados pelo Milton Nascimento ao longo de sua história”, ressalta Luis Felipe Adaime, Fundador e CEO da Moss. 

A compensação das 200 NFTs - ETH (ERC721) será feita por meio do MCO2, o primeiro token lastreado em crédito de carbono usado para compensação de gases de efeito estufa. Os compradores do NFT, além de garantirem dois passes para a Avantpremie`re, que inclui um coquetel com a imprensa e convidados especiais, ganharão uma credencial e um pôster autografado e numerado da turnê.

O início das vendas do NFT Ticket Pass começou no dia 15 de maio de 2022 pelo site https://nft.aultimasessaodemusica.com/, com informac¸o~es em todas as redes oficiais do Milton. 

AGENDA
AVANT-PREMIÈRE - A ÚLTIMA SESSÃO DE MÚSICA 11 - JUNHO - 2022 I 21h
Cidade das Artes - Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 22793-080, Brasil

Depois da pré-estreia exclusiva apenas para os compradores do NFT Milton Nascimento, a turnê segue para uma série de shows na Europa a partir do mês de junho, passando por Itália, Inglaterra, Portugal e Suíça.

Na volta ao Brasil, Milton e banda já tem datas confirmadas para shows no Rio de Janeiro (Jeunesse Arena/ 6 e 7 de agosto de 2022); São Paulo (Espaço das Américas/ 26 e 27 de agosto de 2022); e Belo Horizonte (Estádio Mineirão/ 13 de novembro de 2022).

A turnê “A Última Sessão de Música” tem a direção geral de Augusto K. Nascimento. O projeto de cenário é assinado pelos artistas OSGEMEOS, e os figurinos usados por Milton são do estilista Ronaldo Fraga. A direção musical é do maestro Wilson Lopes.

“A Última Sessão de Música é a turnê que vai marcar minha despedida dos palcos. Da música, jamais. E eu espero você para concluir essa travessia comigo”. (Milton Nascimento)

FICHA TÉCNICA:
“Milton Nascimento | Turnê A ÚLTIMA SESSÃO DE MÚSICA”
· DIREÇÃO ARTÍSTICA: AUGUSTO K. NASCIMENTO
· DIREÇÃO MUSICAL: WILSON LOPES
· PROJETO DE CENÁRIO: OSGEMEOS
· FIGURINOS: RONALDO FRAGA
· FOTOS : MARCOS HERMES

BANDA:
WILSON LOPES: GUITARRA E VIOLÃO
LINCOLN CHEIB: BATERIA
ADEMIR FOX: PIANO
WIDOR SANTIAGO: METAIS
ZÉ IBARRA: VOCAL E VIOLÃO
RONALDO SILVA: PERCUSSÃO
ALEXANDRE PRIMO ITO: ARCOS
FREDERICO HELIODORO: BAIXO E VOCAL

“A música de Milton Nascimento vai do terreno ao angelical; e pode ser ao mesmo tempo misteriosa e franca, direta; assombrosa e sublime".
(Andy Beat – Pitchfork)

"Milton Nascimento, tesouro nacional". (Jon Pareles - The New York Times)

“Numa época em que a ditadura militar brasileira estava em seu pior momento opressivo, o Clube da Esquina - este álbum poético e sobrenatural - foi uma mensagem de esperança”. (Will Hodgkinson – The Times)

“A figura de Milton, querida entre músicos e público, é aclamada pelo seu todo, que é admirável: a obra, a música, o homem. [...] E aqui é curioso notar que, até hoje, nenhum outro cantor, de qualquer geração, mostrou timbre igual ou sequer semelhante. (Nuno Pacheco – Público)

“Milton Nascimento revela descoberta sobre descoberta, soberanamente (e excelentemente) transversais. Nem totalmente pop, nem totalmente jazz, nem brasileiro - no sentido usual da palavra - é uma música arborizada (em perpétua expansão) que se enraíza ao mesmo tempo em que cresce, com vitalidade compartilhada”. (Aureliano Tonet - Le Monde)

Comente aqui