Data: 31/05/2020 15:17 / Autor: Redação ABCdoABC / Fonte: Estadão Conteúdo

Manifestantes pró e contra Bolsonaro fazem ato na Paulista e a confusão prevista acontece

Manifestantes contra, pedem saída de Bolsonaro e gritam 'Democracia'; torcedores da Gaviões da Fiel participaram. Grupos se confrontaram e a tropa de choque da PM teve que intervir


Manifestantes fizeram um ato em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, neste domingo, 31. Os participantes gritavam "democracia", vestiam preto e usavam máscaras protetivas, em razão da pandemia do novo coronavírus. Vídeos nas redes sociais mostraram centenas de pessoas reunidas.

A Polícia Militar usou bombas de gás para dispersar o início de uma briga entre manifestantes em frente ao Masp na Avenida Paulista. A confusão começou por volta das 14h20. Dois grupos estavam na Paulista neste domingo. Os bolsonaristas, vestidos em sua maioria de verde e amarelo, estavam próximos à sede da Fiesp. A metros dali, em frente ao Masp, ocorria ato anti-Bolsonaro, denominado ato anti-facista.

Mais cedo, a Polícia havia separado os manifestantes. Ocorreu briga e confusão generalizada, que se estendeu pela Paulista. O disparo de bombas durou pelo menos 20 minutos.

Neste momento, a tropa de choque da Polícia Militar continua a tentar dispersar um grupo de pessoas. Algumas delas jogam pedras contra os policiais. De acordo com a PM, parte das envolvidos no confronto foi encaminhado à delegacia dos Jardins. Eles portavam canivetes e artefatos químicos.

No início da tarde, os integrantes da manifestação levavam faixas com dizeres como "somos democracia". Parte dos participantes é da torcida Gaviões da Fiel, do Corinthians. Eles cantam músicas da torcida organizada e paródias como "doutor, eu não me engano, o Bolsonaro é miliciano".  A assessoria de imprensa da Gaviões da Fiel informou que não organizou a manifestação, mas que o ato é "legítimo" por defender a democracia.

Em Belo Horizonte, um grupo de pessoas também organizou um protesto contra o presidente Jair Bolsonaro. A manifestação traz cartazes de torcidas organizadas de clubes de futebol, como Resistência Alvinegra e Galo Antifa.

Manifestantes discutem em ato na Paulista - Mascarados X Sem Máscara
Manifestantes discutem em ato na Paulista - Mascarados X Sem Máscara

Crédito: Estadão Conteúdo

Comente aqui