Data: 24/07/2015 11:46 / Autor: Redação / Fonte: Thiago Ermano

Lixão vira espaço cultural no Itaim Paulista

Projeto criado por moradores locais ganha visibilidade em área periférica da Zona Leste de SP e já surgem patrocinadores para as ações sociais e ambientais na região


Grafiteiros usam comunicação e arte para melhorar espaço degradado na periferia da Zona Leste de SP
Grafiteiros usam comunicação e arte para melhorar espaço degradado na periferia da Zona Leste de SP

Crédito: Divulgação

Pelo menos 50 grafiteiros vão dar vida a um ponto viciado de lixo, a fim de educar os moradores locais do Itaim Paulista, periferia da Zona Leste de São Paulo. O objetivo do Coletivo Cultural Cenário Urbano é utilizar a arte de rua para reunir os moradores em torno de ações de economia solidária, da educação e da cultura. Rap, Hip-Hop, espaço para crianças e poesias estão na programação deste domingo (26).

O evento “Nosso Espaço Limpo: Graffite x Lixo” acontecerá em um local tradicionalmente conhecido por ser um ponto ‘viciado’, no qual moradores jogam lixo em vias públicas. “Vamos reunir os moradores do bairro para transformar o espaço e presentar opções de cultura e lazer. Esse projeto trabalha para a conscientização sobre o valor daquele espaço público e ensina, automaticamente, sobre educação ambiental”, garante André França, mobilizador social e líder cultural da região.

Por iniciativa própria, o coletivo terá como força para informação o trabalho de voluntários que vão bater de porta em porta para informar a manifestação cultural, convidando jovens, pais e interessados em contribuir para a limpeza do espaço onde ocorrerá o evento, com o intuito de manter o local  como espaço útil para a comunidade do Itaim Paulista.

Visibilidade social e Patrocínio – Este é o quarto evento cultural e social que o Coletivo Cultural Cenário Urbano organiza na periferia da Zona Leste para reunir jovens, pais, crianças e toda a família. “Por três vezes realizamos um trabalho totalmente independentes, tendo o apoio dos moradores, apenas. Após atraírmos a atenção e o respeito da população local, a empresa de limpeza urbana Soma – Soluções em Meio Ambiente, consórcio responsável pela limpeza urbana das Regiões Leste e Sul da cidade de São Paulo, nos apoiará com infraestrutura e materiais para grafite", completa André França, que vê no olhar para o bairro a possibilidade e melhorar as condições de quem vive nas periferias das cidades brasileiras.

SERVIÇO:

Projeto “Nosso Espaço Limpo: Graffite x Lixo”

Data:  Dia 26 de julho de 2015 (domingo)

Horário:  das 10h às 17h30

Local:  Rua Chuva Na Montanha, 190 – Itaim Paulista – São Paulo/SP


Comente aqui