Data: 10/10/2019 16:47 / Autor: Redação / Fonte: CBV

Jogos Mundiais de Praia: Equipe brasileira estreia na modalidade 4x4

Delegação em Doha conta com seis atletas de vôlei de praia, incluindo as medalhistas olímpicas Juliana e Bárbara Seixas


Equipe brasileira do vôlei de praia 4x4 em Doha (Catar)
Equipe brasileira do vôlei de praia 4x4 em Doha (Catar)

Crédito: Miriam Jeske/COB

Os fãs do vôlei de praia estão acostumados a grandes duelos entre nomes como Bárbara Seixas, Rebecca e Juliana. Mas nos próximos dias, elas estarão do mesmo lado da quadra, representando juntas o Brasil na modalidade 4x4 do vôlei de praia, nos Jogos Mundiais de Praia, em Doha (Catar). A estreia da equipe brasileira acontece neste sábado (12.10), às 14h30 (de Brasília), contra a seleção da Nigéria.

A equipe brasileira será representada por Bárbara Seixas (RJ), Carolina Horta (CE), Fernanda Berti (RJ), Juliana (CE), Rebecca (CE) e Tainá (SE), comandadas pela técnica Letícia Pessoa, com Reis Castro como chefe de equipe. São quatro atletas em quadra, com dois como opção na reserva. A disputa em Doha será a primeira do 4x4 sancionada pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB), com a possibilidade de um título inédito ao país e atletas.

O Brasil não terá representantes no torneio masculino, disputando somente o naipe feminino. Rebecca, que será a levantadora da equipe brasileira, comentou a nova experiência na carreia e destacou o rápido entrosamento no primeiro treino em Doha.

“Nunca joguei o vôlei de praia no formato 4x4, só tive experiências no voleibol de quadra. É uma modalidade bastante divertida, fizemos o primeiro treinamento nesta quinta-feira com as seis jogadoras, pudemos observar que as meninas se encaixaram bem. Ficarei um pouco mais fixa como levantadora, mas com a opção de também atacar no contra-ataque. Vamos buscar entender rápido o espaço em quadra para buscar essa medalha”, disse.

A medalhista pan-americana Carolina Horta também comentou sobre a chance de ser parceira de atletas que normalmente estão do lado oposto da rede.

“Estamos todas muito motivadas, muito empolgadas para jogar aqui em Doha. Normalmente estamos nos enfrentando nas etapas e vamos ter a oportunidade de sermos parceiras, dividindo o mesmo lado da quadra. Uma experiência muito bacana e que está deixando o clima muito bacana. O treinamento que realizamos foi muito bom, testamos algumas opções de formação e temos tudo para fazer uma boa estreia”, destacou.

O Brasil está no grupo A e enfrenta a Nigéria na estreia. Depois, duela contra República Tcheca e Estados Unidos, ambos os jogos no domingo (13.10), às 10h e 14h (de Brasília), respectivamente. Os quatro times da chave avançam para a fase eliminatória, que segue com quartas de final, semifinais e disputas de bronze e ouro durante a semana.

São permitidas até quatro substituições por set. Um atleta que iniciou o set e foi substituído, só pode retornar no lugar do mesmo atleta que o substituiu. As posições em quadra são livres, respeitando, porém, a ordem do rodízio no momento do saque.

A disputa 4x4 é uma variação do vôlei de praia tradicional, disputado em duplas. A área de quadra é a mesma, um retângulo medindo 16m x 8m, mas são quatro atletas em cada time, com dois na reserva. A altura da rede também é a mesma, sendo de 2,24m no feminino. O sistema de pontuação também é o mesmo da forma tradicional, melhor de três sets, sendo o último decidido no tie-break de 15 pontos.

O Time Brasil tem a maior delegação dentre os 97 países inscritos, com 77 atletas (42 homens e 35 mulheres), de nove modalidades. Os Jogos Mundiais de Praia são realizados pela Associação Nacional dos Comitês Olímpicos Nacionais.

JOGOS MUNDIAIS DE PRAIA - DOHA 2019

Grupo A

(12.10) - Brasil x Nigéria - 14h30

(13.10) - Brasil x República Tcheca - 10h

(13.10) - Brasil x EUA - 14h

* Horários de Brasília

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro

Comente aqui