Data: 14/12/2020 19:04 / Autor: Redação ABCdoABC / Fonte: Estadão Conteúdo

Gmail, YouTube e outros serviços do Google ficaram fora do ar, mas voltaram a funcionar

Os serviços do Google, incluindo Gmail, YouTube e Google Drive, enfrentaram instabilidade na manhã desta segunda-feira, 14. Cerca de 45 minutos depois, os serviços foram restabelecidos


Serviços do Google ficaram fora do ar por 45 minutos e foram restabelecidos
Serviços do Google ficaram fora do ar por 45 minutos e foram restabelecidos

Crédito: Reprodução

Segundo o site DownDetector, especializado em detectar problemas em serviços na internet, as falhas começaram por volta das 8h55 (horário de Brasília). Por volta das 9h40, usuários passaram a relatar a volta dos serviços.

O problema foi reportado por diversos usuários no Twitter em diferentes países, incluindo EUA, Índia, África do Sul e diferentes territórios europeus. No Brasil, diversos estudantes afirmaram que tiveram a interrupção do serviço enquanto acompanham aulas ou realizavam provas online.

Por volta das 13h30, o Google emitiu uma nota sobre o assunto: “Hoje, às 8h47 da manhã (horário de Brasília), o Google sofreu uma queda em seu sistema de autenticação, por aproximadamente 45 minutos, em razão de um problema de gestão interna da cota de armazenamento. Os serviços que requerem login de usuários apresentaram altas taxas de erro durante esse período. O erro de autenticação foi resolvido às 9h32. Todos os serviços estão restaurados. Pedimos desculpas aos afetados e iremos conduzir uma revisão minuciosa para garantir que isso não ocorra novamente no futuro.”

Segundo apurou a reportagem, funcionários da empresa no Brasil usaram o WhatsApp para contornar o problema enquanto ele persistia.

O painel de status do Google Workspace, ferramenta que indica qual o status de funcionamento dos serviços da empresa, indica o reestabelecimento de todos os produtos. O problema, porém, não é novidade. Recentemente, no começo de novembro, o YouTube ficou fora do ar por cerca de duas horas e meia.

Comente aqui