Data: 04/07/2022 12:11 / Autor: Redação / Fonte: SESC
Festival Arte da Palavra (Farpa) acontece em Paraty
Crédito: Divulgação

Festival Arte da Palavra (Farpa) acontece em Paraty

Terceira edição retorna com presença de artistas em três dias de evento

Um grande encontro para celebrar e valorizar a literatura no Polo Sociocultural Sesc Paraty (RJ). Este é o Festival Arte da Palavra (Farpa), que será realizado de 21 a 23 de julho, e que integra o projeto Arte da Palavra, circuito literário nacional promovido pelo Sesc. Depois de passar pela Bahia e Pernambuco, o evento chega a sua terceira edição em diversos espaços de Paraty (RJ). O Festival, com programação totalmente gratuita, segue como espaço de ampla reflexão sobre o ofício da escrita e sua importância na atualidade.

“O Farpa é uma mostra do projeto Arte da Palavra, o maior circuito literário do país, que leva a arte da escrita por todos os estados. A ideia do Festival é ser um espaço de imersão dos artistas entre si e com o público. Ao mesmo tempo que os convidados serão palestrantes, também se tornarão plateia ao longo dos três dias de programação. O evento é aberto ao público e estamos todos ansiosos por este momento de troca de ideias e do saber criativo”, destaca Henrique Rodrigues, analista de literatura do Departamento Nacional do Sesc.

O formato permitirá um verdadeiro intercâmbio entre artistas de diferentes segmentos, como slammers, repentistas, autoras e autores da palavra escrita de diferentes regiões do país. “O Farpa deste ano vai marcar a retomada do festival e proporcionar também um contato com a cidade e a cultura histórica e tradicional de Paraty”, comenta. Os participantes poderão assistir às mesas de diálogos, apresentações poéticas e artísticas, tudo em conexão com a literatura.

Neste ano, artistas como João Anzanello Carrascoza, Clarice Freire, MC Martina, Tamy Ghannam e Marcelino Freire estarão presentes. A programação também terá um bate-papo com os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura do ano passado, o paraense Fabio Horácio-Castro, que venceu na categoria romance com O Réptil Melancólico e o pernambucano Diogo Monteiro, escolhido como melhor de livro de contos, com O que a casa criou.

No primeiro dia do Farpa, será lançada ainda a nova edição da Revista Palavra, publicação anual do Sesc que celebra os autores nacionais e a literatura. “O Festival chega encorpado, com novas temáticas e ideias criativas no mundo literário. Estão todos convidados a participar”, finaliza Henrique.

Confira a programação completa do evento:

FARPA - FESTIVAL ARTE DA PALAVRA – 21, 22 e 23 de JULHO | 2022

Polo Sociocultural Sesc Paraty

Dia 21 (quinta)

14h – Abertura

14h15 – Apresentação MÚSICA E PROSA com Luís Perequê e Bruno Tavares (Paraty)

15h30 – Debate LITERATURA: DA ESCOLA PARA O MUNDO com Tom Farias (SP) e Mário Rodrigues (PE) | Mediação: Ariane Samila Rosa

17h – Apresentação É POESIA QUE FALA com Ludmila Singa (BA) e Nathalia Leal (Paraty)

18h30 – Debate PRÊMIO SESC EM NOVAS VOZES com Diogo Monteiro (PE) e Fábio Horácio-Castro (PA) | Mediação: Diogo Borges

20h – Lançamento REVISTA PALAVRA + Apresentação É POESIA QUE FALA com Bell Puã (PE)

Dia 22 (sexta)

14h – Debate ECOS E MISTÉRIOS: A LITERATURA PARA JOVENS com Clarice Freire (PE) e João Anzanello Carrascoza (SP) | Mediação: Anielle Oliveira

15h30 – Debate DAS MÍDIAS ÀS MEDIAÇÕES com Juliana Valentim (DF) e Tamy Ghannam (SP) Mediação: Guilherme Ramos

17h – Debate PALAVRA RIMADA, PALAVRA CANTADA com MC Martina (RJ) e Manoel Cavalcante (CE) | Mediação: José Maria da Conceição

18h30 – Sarau FUZUÊ LITERÁRIO | Largo de Santa Rita

Dia 23 (sábado)

16h – Debate POESIA, PORO E PELE com Elisa Pereira (Paraty) e Sony Ferseck (RR) | Mediação: Geovana Lima

17h30 – Apresentação É POESIA QUE FALA com MC Everton e Pelé do Manifesto (PA)

19h – Aula Magna A FORMAÇÃO DO ESCRITOR com Marcelino Freire (PE)

20h – Cortejo CIRANDEIROS DE PARATI (Paraty) | Largo de Santa Rita

+ Cultura

Agenda de Eventos

Artigo seguinte