Data: 05/04/2021 18:17 / Autor: Redação / Fonte: Marcopolo

Exportação de ônibus segue favorecida pela alta do dólar

Competitividade da moeda brasileira abre oportunidades para Marcopolo exportar modelos BioSafe, que buscam proteger passageiros na pandemia


Ônibus urbanos da Marcopolo, exportados para a Guatemala
Ônibus urbanos da Marcopolo, exportados para a Guatemala

Crédito: Humberto Michaltchuk / Prata Gelatina

As exportações de ônibus seguem favorecidas pela desvalorização do real frente ao dólar e abrem oportunidades para as empresas brasileiras. A Marcopolo prevê que, em 2021, as exportações seguirão promissoras com a retomada do transporte em nível global, afetado pela pandemia.

A companhia, que fechou 2020 com 3.416 unidades destinadas ao exterior, inicia o ano com a exportação de 30 ônibus urbanos Torino à Guatemala. A marca é líder em exportações no seu segmento. Os veículos, que serão entregues no começo de abril, farão o transporte de passageiros da cidade de Santa Catarina Pinula.

As unidades são equipadas com itens de biossegurança da plataforma BioSafe, como pega-mãos em material antibacteriano e dispenser de álcool em gel. A venda foi realizada em parceria com a Volvo pela Centrobus, representante da Marcopolo na América Central. "A Marcopolo fortaleceu sua presença no mercado internacional em 2020, com uma alta histórica de demanda por modelos urbanos. O mercado latino-americano tem grande representatividade nas exportações do segmento, com vendas para países como Chile, Uruguai e Costa Rica. Na Guatemala, nossa presença já é consolidada na capital e, agora, expandimos esse alcance. Com a retomada, mais renovações são esperadas nesses mercados", afirma André Vidal Armaganijan, diretor de Estratégia e Negócios Internacionais da Marcopolo. "Estamos preparados para atender às demandas do pós-pandemia, com a plataforma BioSafe e nossa rede de parceiros, como a Volvo, traz a presença local necessária para atuar no mercado internacional", completa.

O segmento de urbanos gerou uma receita líquida total de R$ 1,4 bilhão para a Marcopolo em 2020, sendo R? 978,9 milhões oriundos do mercado externo. No Brasil, a participação da Marcopolo no mercado de urbanos cresceu 14,8 pontos percentuais em relação a 2019. A companhia manteve a liderança, com 52,7% de participação no mercado nacional no ano passado

Comente aqui