Data: 09/09/2019 09:17 / Autor: Redação / Fonte: ABCdoABC

Eventos que irão aquecer os últimos meses do esporte brasileiro e internacional de 2019

Com muitos eventos decisivos se aproximando e campeonatos em reta final, o número de atrações esportivas que estão para acontecer até o fim do ano são praticamente incontáveis


GP de Interlagos é uma das principais atrações do calendário esportivo no Brasil
GP de Interlagos é uma das principais atrações do calendário esportivo no Brasil

Crédito: Jo Lorib

Destacamos alguns eventos que agitarão o calendário do esporte brasileiro e mundial nos próximos meses.

Setembro
Setembro é um mês muito importante para o tênis brasileiro, pois o Brasil irá decidir seu futuro na Copa Davis contra a seleção de Barbados, entre os dias 13 e 14 de setembro. O confronto será válido pelo Zonal Americano I da Copa Davis e dará ao vencedor uma vaga nos Playoffs do Grupo Mundial de 2020.

O duelo acontecerá na Sociedade Recreativa Mampituba, em Criciúma, Santa Catarina. O técnico do Brasil, o ex-jogador Jaime Oncins, convocou jovens jogadores para as disputas de simples e apostou na experiência para o jogo de duplas.

Um dos convocados por Oncins é o mineiro João Menezes, que conquistou recentemente a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. Além de Menezes, foram convocados os seguintes jogadores: Thiago Monteiro, Thiago Wild e os veteranos Marcelo Melo e Bruno Soares, dois dos melhores jogadores de dupla do mundo.

Em setembro também acontece o Troféu José Finkel (03/09 a 07/09). O torneio, que acaba de retornar para Curitiba após 36 anos, é considerado um dos principais eventos da natação brasileira e é seletivo para o Campeonato Sul-Americano Juvenil de 2020.

Além do tênis e da natação, em setembro será conhecido o novo campeão da Copa do Brasil, importante torneio do futebol brasileiro que anualmente dá ao vencedor uma vaga direta para a disputa da Copa Libertadores do ano seguinte. De acordo com informações da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), o campeão da Copa do Brasil será decidido no dia 18 de setembro.

Nos Estados Unidos, setembro é o mês que inicia a nova temporada da NFL (5/09), principal liga de futebol americano do mundo. Ainda em solo norte-americano, no dia 8 de setembro será definido o novo campeão do US Open, renomado evento de tênis que fecha a temporada de Grand Slams em 2019.

Já em Doha, no Catar, acontecerá o Campeonato Mundial de Atletismo (27/09 a 6/10).

Outubro
Em outubro acontece a grande final de Campeonato Brasileiro de Karate 2019 (07/10 a 13/10), em Uberlândia, Minas Gerais.

Na Ginástica, dois campeonatos mundiais estão marcados para o 10º mês do ano. Ginástica Artística: 4 a 13/10 - Campeonato Mundial - Stuttgart-ALE; Ginástica de trampolim: 5 e 6/10 - Copa do Mundo - Valladolid-ESP.

Outubro também é um mês interessante para quem gosta de assistir os melhores jogadores de tênis em ação, como Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic (atual campeão de Wimbledon) e tantos outros. Entre os dias 6 e 13 será disputado o Masters 1000 de Xangai, na China, ocasião em que os fãs poderão vê-los disputando diversas partidas acirradas.

Para que é fã de NBA, a temporada da melhor liga de basquete do mundo começa no dia 22, logo com um clássico da cidade de Los Angeles, entre os Lakers, de LeBron James, e os Clippers, de Kawhi Leonard. No mesmo dia, o Toronto Raptors (atual campeão da liga) estreia contra o New Orleans Pelicans.

Uma das promessas do basquete brasileiro, o ala Bruno Caboclo, teve seu contrato estendido com o Memphis Grizzlies até 2020 e é presença garantida na próxima temporada da NBA. Além dele, o armador Raul Neto, que recentemente assinou contrato com o Philadelphia 76ers, é a outra jovem promessa do basquete brasileiro que marcará presença na nova temporada da NBA.

“Estou animado com essa oportunidade. Philadelphia foi o primeiro time a mostrar interesse em mim, identifico-me muito com o sistema de jogo deles”, disse Neto em entrevista para o site Jumper Brasil.

Novembro
Em novembro, Brasília vai receber o Pré-Olímpico das Américas de Basquete feminino (11/11 a 21/11). No torneio, três seleções irão garantir vagas Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. Vale destacar que a seleção brasileira venceu recentemente os Jogos Pan-Americanos de Lima, batendo a seleção dos Estados Unidos na decisão.

Os fãs de automobilismo, por sua vez, terão a chance acompanhar “in loco” os pilotos e carros da Fórmula 1 no GP de Interlagos, em São Paulo (17/11). A grande novidade para 2019 é a inclusão do setor R de arquibancada, que é coberto e fica localizado na entrada da reta oposta do autódromo.

Novembro também marca, anualmente, o fim da temporada do tênis masculino e feminino. Assim como aconteceu nos últimos anos, Londres receberá o ATP Finals (10/11 a 17/11), que contará exclusivamente com os oito melhores jogadores do mundo para fechar a temporada masculina com chave de ouro.

No tênis feminino, a cidade chinesa de Shenzhen terá as honras de receber a melhoras jogadoras do mundo para o último torneio de grande expressão do calendário das mulheres em 2019. A final do torneio está marcada para acontecer em 3 de novembro.

Na atual década, o último trimestre de cada ano do poker brasileiro foi marcado por muitas decisões de campeonatos. Com o esporte das cartas em ascensão, o cenário não muda para 2019 e o que não falta são disputas de jogos de poker nos quatro cantos do país.

Entre os dias 26 de novembro e 5 de dezembro, o Sheraton São Paulo WTC Hotel receberá a última etapa um dos maiores eventos de poker da América Latina, o Campeonato Brasileiro de Poker, que contará com os principais jogadores do país e consagrará o campeão nacional de 2019.

Na edição passada, o grande campeão foi o sul-mato-grossense Saulo Sabioni. Em uma temporada brilhante, ele conseguiu uma das melhores sequências da história do circuito nacional. Em 2019, o grande favorito para levar o troféu de campeão para a casa é o carioca Marcelo Mesqueu, que já abriu para o segundo colocado 1.210 pontos de diferença no ranking geral.

“Eu tenho dois grandes objetivos, o maior é ser Campeão Brasileiro, mais até do que conquistar um bracelete do WSOP (maior evento de poker do mundo)”, disse Mesqueu em entrevista para o site SuperPoker.

Dezembro
Dezembro é um mês com menor número de eventos esportivos em relação aos anteriores. No entanto, não faltará emoção para os amantes do esporte, principalmente para quem é fã do Campeonato Brasileiro de Futebol, já que no dia 4 de dezembro acontecerá a última rodada do Brasileirão 2019.

Entre os dias 8 e 12 de dezembro acontece em Pipeline-HAV uma das etapas mais tradicionais do Circuito Mundial de Surfe. Vale ressaltar que o brasileiro Gabriel Medina conquistou seu bicampeonato mundial em território havaiano na temporada passada.

Outros eventos de peso que encerrarão o calendário esportivo de 2019
Dentre eles, um dos mais importantes é a decisão da Copa Libertadores da América, que será decidida em 23 de novembro, em partida única. A final em jogo único está marcada para acontecer em Santiago, capital chilena.

Já no último dia do ano, São Paulo receberá pela 95ª oportunidade a Corrida Internacional de São Silvestre.

Comente aqui