Data: 26/01/2022 16:51 / Autor: Redação ABCdoABC / Fonte: Estadão Conteúdo

EUA dizem preferir diplomacia, mas que estão preparados para qualquer resposta

Antony Blinken afirmou que vai se reunir com Sergey Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, para discutir a crise


Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA
Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA

Crédito: Divulgação

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, afirmou que o país sinalizou um "caminho diplomático sério" para a resolução da crise geopolítica entre nações do Ocidente com a Rússia, e a resposta russa definirá o desenvolvimento do conflito. "Preferimos diplomacia, mas estamos preparados para qualquer resposta", disse o secretário durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira.

Sem entrar em detalhes, Blinken disse que o documento enviado hoje pelo governo americano a Moscou "reitera a posição dos EUA sobre o conflito". O país prepara uma série de sanções de caráter econômico para frear o acesso e desenvolvimento da Rússia em setores relevantes, como o de defesa e alta tecnologia caso os russos invadam a Ucrânia, afirmou.

O secretário ainda ressaltou que os americanos que estão na nação do Leste Europeu devem "considerar fortemente" deixá-lo como medida de segurança caso um conflito armado ocorra.

Blinken, no entanto, reforçou que os EUA não pretendem realizar ações militares unilaterais, e continuarão seguindo as determinações acordadas no âmbito da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

O representante norte-americano disse que vai se reunir nos próximos dias com sua contraparte russa, o ministro das Relações Exteriores Sergey Lavrov, para discutir a crise.

Comente aqui