Brasil - Mundo Educação

Estudantes brasileiros são bicampeões de torneio de raciocínio

Equipe de quatro alunos da EMEF Visconde de Mauá, de Portão (RS), vence torneio internacional, realizado na Hungria, que contou com a participação de outros quatro países

  • Data: 14/06/2019 16:06
  • Alterado: 14/06/2019 16:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: Mind Lab
Estudantes brasileiros são bicampeões de torneio de raciocínio

Crédito:Divulgação

Alunos de 9 a 12 anos da Escola Municipal Visconde de Mauá, do município de Portão (RS), venceram nesta quarta-feira (12) a competição internacional The Mind Olympics, realizada pela Mind Lab, líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras, na cidade de Budapeste, na Hungria, competindo com outras nove equipes com alunos de outros quatro países que utilizam a metodologia com jogos de raciocínio da Mind Lab.

Os alunos Adriéli Hesper de Vargas, Guilherme Oliveira de Oliveira, Kauã do Carmo da Silva e Yasmin dos Santos participaram ao lado dos vencedores da categoria de 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental da rede privada, o Instituto Eros Gustavo, do município de Contagem (MG), que foi vitoriosa no ano passado e, neste ano, conquistou a terceira colocação. “O sentimento é de muita felicidade, de muita satisfação por viver isso tudo mais uma vez. Me sinto realizada por ver que um trabalho de um grupo, de muitas mãos, está dando certo. Isso mostra que com trabalho em equipe, força, dedicação, realmente se pode atingir o que se deseja”, diz Ariane Flores, diretora da escola.

Ambos os times haviam vencido em maio a etapa nacional da XI Olimpíada de Raciocínio Mind Lab, torneio entre estudantes que utilizam o Programa MenteInovadora, metodologia de ensino com jogos de raciocínio integrados à grade de aulas, que busca estimular o desenvolvimento de habilidades metacognitivas e socioemocionais. Durante toda a competição no Brasil, que possui também uma fase classificatória digital, participaram 850 alunos de 142 escolas. Assim como no Brasil, na competição internacional utilizaram os jogos Abalone, Damas Olímpicas, Quoridor e Octi.

Na The Mind Olympics foram realizadas 12 partidas ao longo de dois dias, sendo que cada aluno teve a oportunidade de enfrentar estudantes de todas as outras equipes participantes. Nesta edição, além do Brasil, estiveram presentes estudantes do Inglaterra, Austrália, Panamá e Romênia. O torneio é uma oportunidade para que os estudantes exercitem as habilidades desenvolvidas em sala de aula durante a aprendizagem semanal com os jogos de raciocínio da Mind Lab como trabalho em equipe, capacidade analítica e equilíbrio das emoções. A metodologia da empresa envolve a capacitação de professores e aulas dinâmicas, e é pioneira em auxiliar os alunos a traçar métodos e estratégias, lidar com a competitividade e trabalhar a resolução colaborativa de problemas.

“É com muito orgulho que vemos os estudantes brasileiros colherem os frutos de seus esforços em equipe durante todo o tempo em que competiram com os jogos de raciocínio. A Olimpíada para a Mind Lab é o momento em que vemos o resultado de nosso trabalho junto aos jovens. É um orgulho levantar nossa bandeira novamente junto a outros países”, explica a diretora pedagógica da Mind Lab, Sandra Garcia.

Alunos da Escola Municipal Visconde de Mauá venceram, em 2017, pela primeira vez a etapa internacional da The Mind Olympics, realizada na Ilha de Creta, na Grécia.

Compartilhar:

  • Data: 14/06/2019 04:06
  • Alterado: 14/06/2019 04:06
  • Redação
  • Mind Lab









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados