Data: 18/07/2019 17:26 / Autor: Redação / Fonte: Assessoria

Escoteiros de todo o país participam de acampamento mundial

O Jamboree Mundial reunirá cerca de 50 mil pessoas de todo o mundo e acontece de 22 de julho a 2 de agosto, nos Estados Unidos da América


Crédito: Divulgação

Jovens e adultos de todo o Brasil participarão do 24° Jamboree Mundial Escoteiro (World Scout Jamboree), que acontece na Summit Bechtel Reserve, na Virgínia do Oeste, EUA, entre 22 de julho e 02 de agosto. Mais de 1,400 brasileiros participarão da atividade, sendo o maior contingente brasileiro a participar de um Jamboree Mundial na história.

São 1,117 jovens entre 14 a 17 anos completos, 152 adultos que comporão a Equipe de Serviço Internacional, 127 adultos educadores e 47 membros da equipe de suporte ao contingente brasileiro. Para Lidia Ikuta, coordenadora do Contingente Brasileiro, a participação no Jamboree Mundial é uma oportunidade única para os jovens, que além de participarem de grandes atividades, realizam um intercâmbio cultural com escoteiros de todo o mundo: “O Jamboree Mundial é, acima de tudo, um evento educacional que reúne os jovens do mundo para promover a paz , a compreensão mútua e desenvolver habilidades de liderança, que serão levadas para toda a vida”, aponta Ikuta.

O evento contará com diversas atividades educacionais e de aventura ao ar livre, com foco em compreender melhor e desenvolver os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Jovens de 14 a 17 anos, vindos de 152 países, têm o desafio e o intercâmbio com novas culturas como objetivos do programa educativo do Movimento Escoteiro. Ancorado sob o tema “Descobrindo um Novo Mundo”, o evento convida a todos para novas aventuras, novas culturas e novas amizades. O tema foi originalmente concebido por representantes de jovens dos três países anfitriões (Estados Unidos, Canadá e México), buscando manter-se fiel às tradições de conservação e atividades ao ar livre. Um jamboree no Novo Mundo é um jamboree que abraça a crescente tendência de desenvolvimento de liderança e cidadania global que o escotismo tem cultivado.

De São Paulo irão participar 578 escoteiros, entre jovens e adultos. Os jovens irão se dividir em grupos menores, de nove participantes, para participarem juntos de todas as atividades de intercâmbio cultural com os demais escoteiros de todo o mundo, como cozinhar, montar o próprio acampamento, atividades de lazer, cultura, religião, entre outras, orientadas pelo programa proposto pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro.

O Jamboree Mundial é o maior acampamento do Movimento Escoteiro e acontece a cada quatro anos em um país diferente. Para acompanhar participação dos brasileiros a cobertura será feita pelas redes sociais oficiais dos Escoteiros do Brasil.


Comente aqui