Data: 28/09/2021 15:45 / Autor: Redação / Fonte: Unyleya

Entenda qual o papel do farmacêutico na linha de frente no combate à Covid-19

Pandemia deixará como legado a importância da profissão para atendimento aos pacientes e assistência sobre o uso racional e correto dos medicamentos


Crédito: Divulgação - Unyleya

Desde o início da pandemia da Covid-19, os profissionais farmacêuticos tiveram um aumento na demanda de trabalho e em sua atuação nas atividades e serviços clínicos. De acordo com o Conselho Federal de Farmácia (CFF), as farmácias, pela sua capilaridade e distribuição geográfica, e o farmacêutico, pela sua competência e disponibilidade, representam frequentemente a primeira possibilidade de acesso ao cuidado em saúde. A pandemia deixará um grande legado para os profissionais farmacêuticos, evidenciando ainda vez mais a importância deles para serviços de saúde clínicos e assistenciais.

“Com o aumento da procura pelos serviços farmacêuticos frente à pandemia, a atuação da nossa classe deverá ter suas ações organizadas de maneira a colaborar com o restante do sistema de saúde, como por exemplo, na redução da sobrecarga das unidades de urgência e emergência e com os atendimentos em farmácias, drogarias, hospitais e postos de saúde. O farmacêutico conseguiu se firmar como um profissional essencial para o atendimento aos pacientes e para prestar assistência sobre o uso racional e correto dos medicamentos”, explica Anna Maly de Leão, coordenadora de cursos Técnicos e Pós-graduação na área da Farmácia na Unyleya.

Mercado de trabalho aquecido para os farmacêuticos!

Com aumento nas contratações em diferentes setores, como a rede comunitária (farmácias e drogarias privadas), hospitais e clínicas de atendimento dos serviços públicos e privados, o mercado de trabalho para os farmacêuticos está aquecido. Eles podem atuar em farmácia clínica, oncológica, comunitária, manipulação, saúde pública, área hospitalar, ensino, pesquisa e muito mais.

Como se destacar na profissão?

Além da importância da atualização constante, ter um bom relacionamento com os colegas de profissão e com os outros profissionais de saúde e facilidade de comunicação com as pessoas são fatores que contribuirão para o destaque na profissão. Atuar com amor pela profissão e alto domínio técnico ajudará um profissional a se destacar na área farmacêutica.

Quer ingressar na área? Veja dicas

A coordenadora da Unyleya indica para quem deseja ingressar na profissão investir em educação continuada, complementando cursos Técnicos e de Graduação com  Pós-Graduações e Especializações na área da Farmácia.

“Não desista quando os desafios aparecerem. Sempre que possível, mantenha uma boa relação com os colegas de profissão. Participe dos processos seletivos para ganhar experiência e aprenda quais os requisitos desejados para atuar na área. Se possível, faça estágios para adquirir habilidades e experiência profissional”, complementa Anna Maly.



Comente aqui