Data: 09/08/2020 09:56 / Autor: / Fonte: Estadão Conteúdo

Chica Xavier, atriz de teatro, TV e cinema, morre aos 88 anos

Atriz, referência da representatividade negra na arte brasileira, enfrentava um câncer de pulmão. A mídia em geral, amigos e fãs lamentam e homenageiam a atriz


Crédito: Reprodução/Instagram Luana Xavier

"Uma precursora, símbolo de gerações de atrizes e atores negros, de representatividade, que trazia em cada cena ou fala traços latentes de baianidade. Nunca negou a origem", declara a TV Globo em comunicado.

Foram mais de 60 anos de arte e cultura da soteropolitana artista nascida aos 22 de janeiro de 1932. Francisca Xavier Queiroz de Jesus, baiana, negra, produtora teatral e atriz de teatro, cinema e televisão brasileira, chegou em 1953 no Rio de Janeiro, para estudar teatro e em 1956 estreou sua carreira no Teatro Municipal do Rio, com a peça Orfeu da Conceição. Em 1962 o cinema abriu suas cortinas para receber Chica no filme “Assalto ao Trem Pagador” de

Roberto Farias. Em 1969 o Plim-Plim acendeu e Chica estreou oficialmente na TV, na novela “A Cabana do Pai Tomás”, no tempo da TV em Preto e Branco. Em 1973, “Os Ossos do Barão”, novela já assistida em cores com Chica mostrando sua negritude, arte e força. A atriz, sem interrupções de trabalho, aparece forte em outra novela da TV Globo, em 1986 na “Sinhá Moça”, novela escrita por Benedito Ruy Barbosa, atuando ao lado da “novata” atriz Lucélia Santos e outros nomes que marcam os corações de muitos como Marcos Paulo, Rubens de Fálco. Seu trabalho no teatro, tv e cinema é quilométrico, ficando registrado nessas poucas linhas bem o seu início e, mesmo assim, falamos quase nada de sua carreira. Somente na Rede Globo foram 26 novelas, participação em 11 minisséries e, ainda, dez programas especiais.

Francisca Xavier Queiroz de Jesus,.a Chica Xavier morreu na madrugada deste sábado (8) no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, no Rio, e sua morte foi confirmada pelo neto Ernesto Xavier.

No último dia 25 de julho, Ernesto publicou, no Instagram, uma foto da avó ao lado de outras familiares em homenagem ao Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha. Na legenda: "Eu só existo porque elas existem. Mulheres negras devem ser o centro do mundo. Elas são minhas deusas".

Artistas e familiares lamentam a morte de Chica Xavier e prestam homenagens

Muitos artistas usaram as redes sociais neste sábado, 8, para lamentar a morte de Chica Xavier e fazer homenagens para atriz que morreu aos 88 anos neste sábado, 8, vítima de um câncer de pulmão.

Luana Xavier, neta da Chica: “Minha avó sempre colocou amor e fé em tudo o que faz. Ela teve uma carreira curta no teatro – justamente porque sempre quis cuidar da família. Minha avó tem muito de infinito e tenho certeza que tudo que ela fez vai ficar para sempre nas nossas vidas

Lázaro Ramos, Soteropolitano assim como a atriz, contou que trabalhou com a atriz que era sua inspiração. "Hoje as lágrimas correm como um rio. Dona Chica Xavier é uma das pessoas mais especiais que conheci na vida. Quando ainda na Bahia eu sonhava em ser ator era ela uma das minhas inspirações. Cheguei ao Rio e tive o privilégio de trabalhar com ela e generosamente como fazia com todos ela me acolheu, me passou ensinamentos", escreveu o ator. 

Cacau Prota´sio também abordou a importância da representatividade de Chica Xavier: "Eu cresci vendo essa mulher abrindo portas, ela me fez acreditar que seria possível".

Camila Pitanga: "Fica a inspiração e herança da sua arte. Você foi e sempre será uma gigante para o nosso povo. Estrelas não desaparecem simplesmente, meninas e mulheres pretas terão em você um símbolo de luta e resistência”.

Astrid Fontenelle, "Tantas mulheres negras talentosas brilham hoje graças a brilhante trajetória".

Mouhamed Harfouch: "Seu pioneirismo abriu caminhos. Ícone. Descanse em paz, querida Chica Xavier, você fez muito por este Brasil".

Suzana Pires destacou a importância artística da atriz que participou de mais de 25 novelas na Rede Globo. "Um grande ícone das artes, referência artística, espiritual e humana. Uma mulher que durante toda a sua vida trouxe paz e arte onde esteve."

Paolla Oliveira: "Uma das maiores artistas desse país nos deixa. Obrigada, Chica Xavier, por toda história que você construiu para nossa cultura".

Erika Januza: Chica Xavier atuou na primeira versão de Sinhá Moça, exibida em 1986; Renascer (1993) e O Rei do Gado (1996). Seu trabalho mais recente na televisão foi Cheias de Charme, que foi ao ar em 2012. "Obrigada por toda alegria em seus personagen, pela representatividade, por abrir portas para todos nós, por toda história". 

O autor Walcyr Carrasco lamentou: "Que semana triste para a cultura! Perdemos o Gésio Amadeu e hoje a grandiosa atriz Chica Xavier. Dona de atuações brilhantes e inesquecíveis".

Gloria Perez: "E 2020 levou a Chica Xavier. A querida Chica. O sábado amanheceu triste".

Taís Araújo também prestou sua homenagem e lembrou da família da atriz. "Que Deus conforte seu companheiro por mais de 60 anos, o senhor Clementino Kelé, seus netos Luana Xavier, Ernesto Xavier e toda a família de sangue e de santo". 

Fernanda Paes Leme também se preocupou com os familiares de Chica e, em especial com sua neta Luana Xavier. "Minha amiga irmã, Luana, amo você e estou contigo e todos os seus nesse momento tão difícil. Que sua vó descanse em paz agora".

Henri Castelli destacou a caridade, altruísmo e bondade de Chica Xavier. "Sei que rezava por mim e por muita gente sem mesmo a pessoa pedir e saber!"

Solange Couto: "Hoje você nos deixa com a saudade no coração de tudo que herdamos de ti".

A humorista Mai´ra Azevedo, o ator Miguel Falabella, a apresentadora Fátima Bernardes, o ator Luis Miranda, a presentadora da GloboNews Aline Midlej, o ator e apresentador Érico Brás, o ator Rodrigo frança, a atriz Cris Vianna, a atriz Lucy Ramos, a atrizCarolina Dieckmann, o ator David Junior, o apresentador Geraldo Luís, o cantor Paulo Ricardo, a atriz Drica Morais, a atriz Claudia Abreu, o ator Marcelo Mansfield, a atriz Virginia Cavendish e o ator Kiko Pissolato também compartilharam seus sentimentos de luto.

Chica Xavier em cena da novela Duas Caras, de 2008
Chica Xavier em cena da novela Duas Caras, de 2008

Crédito: João Miguel Júnior/TV Globo

Comente aqui