Data: 27/10/2019 09:57 / Autor: Redação / Fonte: Imprensa SescTv

Carlos Pial traz sua alquimia de sons para produções inéditas do canal

O percussionista participa do documentário da série Passagem de Som e oferece experiências sonoras diversas em show do Instrumental Sesc Brasil


Carlos Pial traz sua alquimia de sons para produções inéditas do canal
Carlos Pial traz sua alquimia de sons para produções inéditas do canal

Crédito: Piu Dip

A partir das 21h, no dia 3 de novembro, domingo, o SescTV exibe programação inédita do Passagem de Som e do Instrumental Sesc Brasil com o percussionista maranhense radicado em Brasília Carlos Pial. Suas composições oferecem experiências únicas que combinam samba, baião, maracatu e jazz caribenho, em harmonia com arranjos de instrumentos africanos. A direção geral das duas produções inéditas é de Max Alvim. (Assista também em sesctv.org.br/aovivo.)

No documentário da série Passagem de Som, Carlos Pial vai ao encontro do perfumista Bruno Dalto para traçar um paralelo entre seu álbum Alquimia dos Sons e a alquimia dos perfumes. Os dois falam sobre a influência motivadora de suas respectivas origens e sobre como suas composições se integram, inclusive no uso de nomenclaturas. “Eu comecei a pesquisar o que era alquimia. A união de elementos, de química e, no meu caso, de sonoridades. Desde o meu primeiro trabalho venho com essa bandeira de mesclar os ritmos e até dar nome de mistura para as minhas músicas, como por exemplo Maranhafricanizado, Baião de Maracabumba, Salsamba, Perfusão e por aí vai’’, revela o percussionista.

Pial conta sobre a influência em suas obras de músicas caribenhas, salsa e reggae, que tocavam nas rádios do Maranhão e como esses gêneros se fundem ao folclore regional. Além disso, o artista resgata com orgulho a história da avó que foi folclorista, parteira e tocava a Caixa do Divino, instrumento religioso e simbólico.  O percussionista ainda apresenta alguns instrumentos e desenvolve com sua banda uma narrativa sobre seu modo de composição.

Em sequência, em show da série Instrumental Sesc Brasil, Carlos Pial na percussão, mescla jazz latino e música brasileira ao lado de Hamilton Pinheiro e Gerson da Conceição, no baixo elétrico; Misael Silvestre, nos teclados; Westonny Rodrigues, no trompete e fliscorne; Agilson Alcântara, na guitarra; e Pedro Almeida, na bateria.

O espetáculo foi gravado no Sesc Consolação, na capital paulista, em 2019, e traz repertório de Carlos Pial, que conta com as músicas: Somambêmbe; Minha Tribo; Samba Candango; Dedêssa; Fogueira; Momento Percussão; e Salsamba. Ao longo de sua carreira, ele colaborou com outros artistas, ministrou oficinas de percussão e lançou cinco discos: Maranhafricanizado (2002), Perfusão (2005), Etnia (2012), Misturado (2014) e Alquimia dos Sons (2015).

Sobre o SescTV:

O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Serviço:

Passagem de Som / Instrumental Sesc Brasil

Carlos Pial

Estreia: 3/11, domingo, a partir das 21h.

Reapresentações: 4/11, segunda, a partir das 16h30; 5/11, terça, a partir das 9h30; 6/11, quarta, a partir das 11h; 7/11, quinta, a partir das 13h; 9/11, sábado, a partir das 14h.

Classificação Indicativa: Livre

Direção Geral: Max Alvim

Produtora: Canal Independente

Para sintonizar o SescTV:

Canal 128, da Oi TV

Ou consulte sua operadora

Assista também online em sesctv.org.br/ao vivo

Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv

E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Comente aqui