Data: 14/06/2019 15:21 / Autor: Redação / Fonte: AKM

Brasil terá campeonato nacional de Jogos Eletrônicos

O Campeonato Brasileiro de Jogos Eletrônicos será realizado em São Paulo e terá coordenação da CBF


A valorização dos esportes eletrônicos e da indústria de games é um tema defendido pelo parlamentar, que promoveu debates na Assembleia Legislativa de São Paulo
A valorização dos esportes eletrônicos e da indústria de games é um tema defendido pelo parlamentar, que promoveu debates na Assembleia Legislativa de São Paulo

Crédito: Pixabay

Uma das frentes de atuação do deputado estadual Tenente Coimbra (PSL) ganhou corpo na tarde de quarta-feira (12/06) com o anúncio do Campeonato Brasileiro de Jogos Eletrônicos, por parte do secretário de esportes de São Paulo, Aildo Rodrigues Ferreira. O evento terá a coordenação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e participação de grandes clubes, como Corinthians, Flamengo, Palmeiras e Vasco. A valorização dos esportes eletrônicos e da indústria de games é um tema defendido pelo parlamentar, que promoveu debates na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para mostrar a importância do segmento para a economia nacional e para a profissionalização dos jogadores brasileiros. 

Em reunião da Comissão de Assuntos Desportivos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), Aildo Ferreira anunciou que os e-sports farão parte do rol de modalidades que têm suas ações compreendidas e desenvolvidas pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. 

O deputado estadual Tenente Coimbra (PSL), que vem promovendo debates sobre a importância dos esportes online, elogiou a medida do secretário e se colocou à disposição para ajudar a iniciativa. “Eu gostaria de parabenizá-lo por incorporar os E-Sports na pasta da secretaria, acompanhando o movimento mundial de integração desta modalidade que cresce diariamente e, inclusive, paga prêmios milionários aos vencedores dos torneios. Ela também possibilita a inclusão de jogadores como o Jhonata ‘Firmezinha’, que não possui os braços, mas joga utilizando os pés, e é reconhecido mundialmente”, afirmou.

A indústria dos games movimentou, em 2018, R$ 5,8 bilhões somente no Brasil, que é o 13º lugar no ranking mundial do setor e 1º colocado entre os latino-americanos. “Em todo país existem 76 milhões de jogadores e, para muitos, a prática vai além da diversão, se tornou profissão. Além disso, os games são um poderoso meio de inclusão de pessoas com necessidades especiais, por exemplo. É um mercado que precisa ser olhado com carinho e que, sem dúvidas, trará benefícios em vários setores”, afirma o deputado.  

A audiência teve por objetivo ouvir o secretário dos esportes para que ele pudesse prestar contas sobre o andamento de sua gestão, além de demonstrar e avaliar o desenvolvimento de ações, programas e metas da sua Pasta.

Além de Aildo Ferreira e do Tenente Coimbra, participaram da reunião os deputados estaduais Delegado Bruno Lima (PSL), Luiz Fernando T. Ferreira (PT), Caio França (PSB), Altair Moraes (PRB), Delegado Olim (PP), Paulo Correa Jr (PATRI) e Sebastião Santos (PRB).


Comente aqui