Data: 24/09/2021 15:20 / Autor: Redação / Fonte: Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

Aplicativo ID Jovem já está disponível para dispositivos iOS

Beneficiários do programa do governo federal poderão baixar a carteirinha em celulares da Apple


Crédito: Divulgação

Os beneficiários do ID Jovem que possuem celulares da Apple já podem baixar o aplicativo do programa do governo federal nos aparelhos. O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), disponibilizou a versão iOS da carteirinha nesta sexta-feira (24).

Até setembro de 2021, mais de 2,3 milhões de documentos foram gerados, garantindo direitos como lazer, cultura e mobilidade para jovens que tenham renda familiar mensal de até dois salários mínimos. Com a ID Jovem em mão, a população com idade entre 15 e 29 anos tem acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto em viagens de ônibus interestaduais, conforme disposto no Decreto 8.537/2015.

Segundo a titular da SNJ, Emilly Coelho, a disponibilidade do aplicativo ID Jovem para iOS aumentará o alcance dos jovens aos direitos previstos no Estatuto da Juventude. “Lembrando que o aplicativo não é apenas para emissão de carteirinha. Nele você consegue informações de programas, cursos e atividades destinadas aos jovens, disponíveis nos canais oficiais do governo. Agora compatível com Android e iOS”, afirmou a secretária.

Requisitos

Além da idade e da renda familiar, os requisitos para a emissão da ID incluem o cadastro atualizado nos últimos 24 meses no CadÚnico para programas do governo federal. Não é necessário ser estudante.

Mensalmente, a SNJ recebe do Ministério da Cidadania a base dos jovens elegíveis ao Programa Identidade Jovem para ser emitido o documento virtual.

A ID Jovem pode ser solicitada por meio do aplicativo ID Jovem ou pelo site. A carteira tem prazo de validade de seis meses, mas basta inserir novamente os dados pessoais (Nome completo, data de nascimento, NIS e Nome completo da mãe) no aplicativo ou site para renovar o documento de maneira simples e rápida.

Comente aqui