Data: 10/05/2022 12:56 / Autor: Redação / Fonte: Parças do Bem

Almério estreia turnê dedicada à obra de Cazuza

'Tudo é Amor’ traz as canções gravadas no disco homônimo e novidades no repertório


Almério estreia turnê dedicada à obra de Cazuza
Almério estreia turnê dedicada à obra de Cazuza

Crédito: Divulgação

No final do ano, Almério iniciou uma nova fase em sua carreira com o lançamento de ‘Tudo é Amor’, álbum gravado a partir do convite da produtora sócio-cultural Parças do Bem. Idealizado por Ione Costa e com direção artística de Marcus Preto, o disco trouxe onze releituras da imortal obra de Cazuza (1958-1990), artista referencial para a trajetória do cantor e compositor pernambucano.

Produzido integralmente durante a pandemia, o projeto esperou este momento de retorno ao presencial para a sua estreia no palco, que acontece no dia 15 de maio (Recife, Teatro do Parque), com paradas em sequência por São Paulo (27 de maio, Sesc Pompeia) e Rio de Janeiro (29 de maio).

O público poderá presenciar a fricção entre a força cênica de Almério e as canções atemporais de Cazuza, algumas mais atuais do que nunca, como frisa o cantor. ‘Eu sempre peço permissão para Cazuza para cantar. Ele me influenciou e eu sempre cantei Cazuza na minha época de cantor de bar. Tenho esse imenso desafio de estar próximo dele, mas também manter a distância para dar a minha energia. E cantando essa poesia que parece até premonitória de tão atual’, analisa.

No palco, Almério interpreta hits como ‘O Nosso Amor a Gente Inventa’, ‘Minha Flor, Meu Bebê’ e ‘Brasil’, gravadas no disco, e também dá voz a outros sucessos de Cazuza, caso de ‘Pro Dia Nascer Feliz’ e ‘Exagerado’. Marcus Preto, diretor artístico do show, frisa que a ideia de celebração passa por toda a apresentação, que está dividida em alguns blocos de canções. A surpresa fica por conta de ‘Luz Negra’ (Nelson Cavaquinho) e ‘Eclipse Oculto’ (Caetano Veloso), composições que Cazuza gravou e gostava de cantar, mas que não levam a sua assinatura.

A ideia original deste projeto e o convite a Almério partiram de Ione Costa, que o instigou a mergulhar na obra de Cazuza. O cantor relembra o impacto da ligação inicial de Ione: ‘Eu paralisei por alguns segundos e logo começou a surgir muita inspiração. Eu sou do Agreste de Pernambuco, nasci na cidade de Altinho, de família humilde. Era 1993 quando meu irmão mais velho começou a trabalhar em Caruaru e lá ele comprou o primeiro CD: era uma coletânea de Cazuza. Nós não tínhamos tocador de CD, eu ficava lendo e relendo o encarte com as letras, imaginando a força dele. Dois anos depois consegui comprar um discman. A música do Cazuza veio me beijar e me salvar’, pontua Almério.

Sobre Parças do Bem:

A produtora sócio-cultural Parças do Bem foi idealizada por Ione Costa com foco no compartilhamento de cultura, arte, amor, afeto, oportunidades, visibilidade e representatividade. Carioca apaixonada por Pernambuco, Ione fincou as raízes da empreitada entre Recife e Rio.

Parças do Bem busca realizar e dar visibilidade a projetos de manifestações artísticas, culturais e intelectuais marcadas pela brasilidade, valorizando o patrimônio histórico e também o cotidiano.

‘Ao longo do tempo, esse laço pernambucano só cresceu. A riqueza cultural e artística é o alimento da minha alma. Parças do Bem chega para unir esses dois amores com projetos que possam trazer luz e protagonismo onde precisar um empurrãozinho. Pernambuco é um poço inesgotável de movimentos artísticos e muito mais, e o Rio é a vitrine para ser visto’, reflete Ione.

Serviço Recife:

Dia 15 de maio, às 19h – Teatro do Parque.

Ingressos a R$ 80 (R$ 40 meia-entrada)

Vendas no Sympla.

FICHA TÉCNICA PROJETO TUDO É AMOR

Idealização: Ione Costa

Direção Geral: André Brasileiro

Direção Artística: Marcus Preto

Direção Musical: Juliano Holanda

Músicos: Juliano Holanda, Guginha Fonseca, Rapha B e Roge Victor

Coordenação de Produção: Tadeu Gondim/Atos Produções

Produção Executiva: Helena Figueiredo/ Parças do Bem e Arquimedes Amaro/ Atos Produções Artísticas

Light Designer: Luciana Raposo

Tecnico de Som: Vinicius Aquino

Designer Gráfico: Lucas Torres

Fotos Divulgação: Ana Stewart

Concepção de Cenografia: Marcus Preto e Marcondes Lima

Concepção de Figurino: Felipe Veloso

Assessoria de Imprensa em Recife: Milton Raulino – 1000Tons Comunicação

Assessoria de Comunicação Nacional: Factoria Comunicação.

Assessoria Jurídica: Renata Novotny e Associados

Realização: Ione Costa e Parças do Bem

Comente aqui