Data: 05/07/2022 18:25 / Autor: Redação / Fonte: Cabíria Festival Audiovisual

"Faya Dayi" terá pré-estreia nacional no Cabíria Festival Audiovisual

O longa chega ao Cabíria após participar de 26 festivais internacionais


Cena de Faya Dayi, filme de Jessica Beshir
Cena de Faya Dayi, filme de Jessica Beshir

Crédito: Cabíria Festival / MUBI

Aclamado em sua première no Festival de Sundance de 2021, o longa-metragem Faya Dayi chega ao Brasil com pré-estreia nacional confirmada no Cabíria Festival Audiovisual em parceria com a MUBI, distribuidora global e serviço de streaming com curadoria.

Em formato híbrido, a quarta edição do evento será presencial entre 27 e 30 de julho no Centro Cultural São Paulo, na capital paulista, e de 27 de julho a 3 de agosto online. O documentário terá sessão única e exclusiva na sala Lima Barreto dia 28 de julho. Na ocasião também será exibida um trecho da entrevista exclusiva com a diretora. Criado e filmado pela escritora, diretora, produtora e fotógrafa mexicana-etíope Jessica Beshir, o filme marca sua estreia na direção de longas. Após o festival, a obra estreia no streaming em 10 de agosto na plataforma MUBI.

Faya Dayi foi filmado durante oito anos na Etiópia e foca na cultura, nos rituais e na economia em torno do Khat, uma folha verde estimulante cercada de lendas e misticismos ancestrais. Em uma jornada imersiva e espiritual, Beshir mistura documentário e drama, assim como entrelaça histórias íntimas de pessoas e suas relações com o khat e o efeito produzido pela erva.

Faya Dayi é o hino cantado pelos fazendeiros de Oromo durante a colheita do khat. Seu significado é o nascimento da saúde/bem-estar. Como o significado por trás do título, filmar Faya Dayi me curou do meu deslocamento em relação à beleza e às cores espirituais de um mundo para o qual eu voltei e me conectei; um caso de amor de mais de uma década”, conta Jessica.

Comente aqui