Biblioteca Parque Villa-Lobos abre agenda cultural

A Biblioteca Parque Villa-Lobos destaca oficinas, clubes de leitura e cinema na programação gratuita de outubro na capital paulista

Biblioteca Parque Villa-Lobos abre agenda cultural

Crédito: Divulgação

A Biblioteca Parque Villa-Lobos, equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo gerido pela SP Leituras, apresenta uma programação cultural diversificada para o mês de outubro de 2026. As atrações, destinadas a público de todas as idades, incluem literatura, cinema, oficina de xadrez e jardinagem, com entrada gratuita no Alto de Pinheiros.

A maior parte das atividades promovidas na Biblioteca Parque Villa-Lobos dispensa inscrição prévia, com atendimento por ordem de chegada até a lotação do espaço. Nos eventos com necessidade de cadastro, as vagas devem ser reservadas por meio dos canais oficiais da instituição.

Cinema e Contação de Histórias na Programação

O projeto BiblioCine exibe produções cinematográficas com distribuição gratuita de pipoca. A Biblioteca Parque Villa-Lobos recebe no dia 11 de outubro (domingo), às 15h, a animação A Noiva Cadáver. Já no dia 16 de outubro (sexta-feira), no mesmo horário, a tela do auditório exibe Como Treinar o Seu Dragão – Live action.

Para o público infantil e familiar, o projeto de contação de histórias Contaí traz companhias teatrais nas tardes de sábado, sempre às 15h:

  • 03/10: Cia. Ruído Rosa
  • 10/10: Grupo Raconto
  • 17/10: Badaiá Arte
  • 24/10: Cia. Mapinguary

Paralelamente, o projeto Leitura na Primeira Infância – Lê no Ninho ocorre nos dias 03, 10, 11, 17, 18, 24 e 31 de outubro, sempre às 11h.

Encontros Literários e Formação em Podcast

O incentivo à leitura na Biblioteca Parque Villa-Lobos abrange diferentes faixas etárias. O Clubinho de Leitura realiza encontros semanais nas sextas-feiras (02, 09, 16, 23 e 30 de outubro), às 15h.

Para o público sênior, o Clube de Leitura BVL +60 – Histórias e Memórias debaterá a obra Mal secreto (Inveja), de Zuenir Ventura, no dia 29 de outubro, às 15h. Em 31 de outubro, também às 15h, o Clube de Leitura BVL – Histórias Compartilhadas analisa O falecido Mattia Pascal, do autor Luigi Pirandello.

A área de tecnologia e comunicação conta com a aula aberta “Apresentando o podcast”, dentro do Curso BVL de Audiovisual, marcada para o dia 24 de outubro, às 10h.

Meio Ambiente, Xadrez e Jogos de Tabuleiro

A horta e o jardim da Biblioteca Parque Villa-Lobos serão palco de oficinas práticas desenvolvidas com apoio institucional e patrocínio via Lei Rouanet:

  • 01/10 (11h e 15h): Produção de mudas para a horta e o jardim (Patrocínio: Instituto Heineken).
  • 11/10 (16h): Aprendendo a fazer mudas (Patrocínio: Chiesi).
  • 18/10 (16h): Preparando brinquedos com elementos da natureza (Patrocínio: Chiesi).

Aos sábados do mês, a Oficina de Xadrez – Jogada de Mestre promove partidas supervisionadas às 16h. No encerramento da agenda, em 31 de outubro, das 11h às 16h, o projeto Villa do Tabuleiro oferece jogos analógicos abertos aos visitantes.

A diretoria ressalta o funcionamento da instituição durante o período eleitoral:

A Biblioteca Parque Villa-Lobos estará fechada nos dias 04 e 25 de outubro, domingos, em virtude da realização das Eleições de 2026.

Serviço

  • Local: Biblioteca Parque Villa-Lobos
  • Endereço: Avenida Queiroz Filho, 1.205 – Alto de Pinheiros – São Paulo/SP
  • Entrada: Gratuita
Gabriel de Jesus

  • Publicado: 30/09/2026 17:22
  • Alterado: 30/09/2026 17:22
  • Autor: Gabriel de Jesus