Barboza, do Palmeiras é suspenso por 2 partidas pelo STJD

Defensor nem estreou pelo Verdão e vai ter que cumprir gancho no Brasileirão

Crédito: Vitor Silva / Botafogo

O zagueiro Alexander Barboza, atualmente no Palmeiras, foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta sexta-feira (12). A Terceira Comissão Disciplinar o suspendeu por duas partidas por infrações cometidas quando ainda defendia o Botafogo, na 6ª rodada do Brasileirão de 2026, contra o Flamengo.

Além do atleta, foram punidos Joel Carli (coordenador esportivo do Botafogo) e Léo Coelho (diretor de futebol do clube), ambos com 15 dias de suspensão e multa de R$ 2 mil. As decisões, em primeira instância, cabem recurso ao Pleno do STJD.

O que diz a súmula

De acordo com o registro da partida, aos oito minutos do primeiro tempo, Barboza foi expulso com cartão vermelho direto por impedir uma clara chance de gol do Flamengo.

Após a expulsão, o jogador correu em direção ao árbitro e disparou: “tu és um desastre, um cagão, não foi falta”. Ele precisou ser contido pelos próprios companheiros de equipe.

Xingamentos no intervalo

Ainda segundo a súmula, no intervalo do jogo, Barboza esperou a equipe de arbitragem passar pela zona mista do estádio e proferiu as palavras “a la concha de tu madre” (“a vagina da sua mãe”, em espanhol) aos árbitros. Desta vez, ele foi controlado por seguranças do Botafogo.

Enquadramento jurídico

Por cada uma das condutas, o zagueiro foi julgado com base no artigo 258, parágrafo segundo, inciso II, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que abrange qualquer ato contrário à disciplina ou à ética esportiva.

Barboza agora é do Palmeiras

O defensor argentino foi contratado pelo Palmeiras após sua passagem pelo Botafogo e já está à disposição de Abel Ferreira. No entanto, a suspensão de duas partidas o fará desfalcar o Alviverde nas próximas rodadas do Campeonato Brasileiro, assim que a competição for retomada

Quando Barboza estreia

Com a janela de transferências fechada, o argentino só poderá ser inscrito a partir de 20 de julho, na reabertura do mercado internacional. A expectativa era de que ele estivesse disponível para o duelo contra o Atlético-MG, no Allianz Parque, pela 20ª rodada do Brasileirão.

O Palmeiras pagou R$ 20 milhões ao Botafogo, que aceitou a venda para não perder o defensor de graça ao fim do contrato. Barboza foi revelado pelo River Plate, passou por Defensa y Justicia, Independiente e Libertad antes de ser peça-chave nas conquistas do Brasileirão e da Libertadores de 2024 pelo clube carioca. Aos 31 anos, chega para reforçar a zaga de Abel Ferreira.

  • Publicado: 12/06/2026 16:47
  • Alterado: 12/06/2026 16:47
  • Autor: Redação
  • Fonte: Agência Somos FC