Data: 18/01/2022 08:13 / Autor: Daniel Dias / Fonte: AutoMotrix

Volta aos trópicos

A Land Rover amplia sua produção no Brasil com o retorno do Discovery Sport à linha de montagem em Itatiaia (RJ)


Land Rover Discovery Sport 2022
Land Rover Discovery Sport 2022

Crédito: d

Após anunciar o retorno da produção do Range Rover Evoque no Brasil, a Jaguar Land Rover lança mais uma novidade vinda diretamente da fábrica de Itatiaia, no Sul do Estado do Rio de Janeiro: o Discovery Sport, que chega ao modelo 2022 com atualizações de motorização. Produzido no regime CKD (“Completely Knocked Down” ou “completamente desmontado”), em que a maior parte das peças é importada da Inglaterra para montagem local do veículo, o utilitário esportivo médio desembarca nas concessionárias da Land Rover custando a partir de R$ 323.950 na versão com motor bicombustível P250 FF e a R$ 353.950 na diesel D200 de 2,0 litros. O novo motor a diesel, quatro cilindros e 204 cavalos de potência conta agora com a tecnologia MHEV, sendo o primeiro da família Discovery a incorporar essa novidade e o segundo da marca Land Rover.

A versão a diesel MHEV combina um propulsor a combustão com um alternador do motor de partida integrado da correia, capaz de armazenar energia em uma bateria de lítium de 48 volts, normalmente desperdiçada durante a desaceleração do veículo. Essa energia serve tanto para auxiliar a aceleração (assistente de torque) quanto para reduzir o consumo de combustível e emissão de CO2. Em velocidades abaixo de 17 km/h, o motor a combustão se desliga quando o motorista pisa no freio para que a energia seja captada e ajude em uma aceleração mais eficiente. Por se tratar de um modelo híbrido, que combina a capacidade a diesel com sistema elétrico, o Discovery Sport com motorização MHEV tem isenção no rodízio da cidade de São Paulo.

Disponível nas versões S, SE e R-Dynamic SE, o Discovery Sport 2022 também terá a motorização Flex P250 de 2,0 litros, com quatro cilindros e 250 cavalos de potência. Em todas as versões e motorizações, o modelo é associado à transmissão automática de 9 velocidades, à tração integral e à tecnologia Terrain Response 2, fazendo com que o veículo seja capaz de enfrentar os mais variados tipos de terreno com facilidade, adaptando-se aos pequenos inconvenientes nas ruas da cidade ou até aos caminhos mais complicados e imprevisíveis do off-road. Com opções de motorização atualizadas e consequente aprimoramento nas tecnologias de performance, o Discovery Sport entrega também mais versatilidade, com a possibilidade de se configurar facilmente de cinco a sete lugares. Com a segunda fileira de assentos rebatida, os clientes podem acomodar itens grandes, já que a capacidade de armazenamento aumenta para 1.794 litros.

No interior do veículo, os usuários do modelo 2022 poderão conferir a vista privilegiada do teto solar panorâmico e explorar as opções oferecidas pela experiência digital do Pivi Pro, sistema de infoentretenimento que possibilita o acesso a uma extensa gama de funcionalidades com dois toques ou menos. Já nas versões SE e R-Dynamic SE, a experiência inclui ainda o sistema de som Meridian. Segundo a marca britânica, para proporcionar uma direção fácil, ágil e segura, acompanhando o Pivi Pro, o Discovery Sport tem câmeras de 360 graus e função Capô Transparente (ClearSight Ground View), sistema de câmeras inteligentes que permitem ao motorista visualizar o terreno a sua frente especialmente nos complicados trechos de off-road severo.

Entre as funcionalidades de assistência ao condutor disponíveis no Discovery Sport 2022 SE e R-Dynamic SE, o cliente pode contar com Âncorao Monitor de Colisão Traseira, capaz de detectar um veículo se aproximando por trás e identificar se ele não está reduzindo a velocidade a fim de alertar sobre uma potencial colisão. Em seguida, o sistema tenta avisar o motorista sobre o freio, acionando automaticamente o pisca-alerta.

Antes da volta do Discovery Sport “brasileiro”, a fábrica nacional da Land Rover retomou as atividades em novembro do ano passado com a montagem, também em sistema de CKD, da segunda geração do Evoque. Surgido em 2011 e um dos veículos mais emblemáticos da marca, o Evoque teve sua primeira geração produzida no Brasil de 2016 a 2019. Voltou às linhas de montagem fluminenses com motor Ingenium turbo 2.0L Flex, com quatro cilindros e 250 cavalos de potência, e oferecido em duas versões: SE e R-Dynamic HSE. O Evoque 2022 tem preços de R$ 383.950 na versão SE e de R$ 413.950 na R-Dynamic HSE.

Comente aqui