ViaQuatro e ViaMobilidade apoiam a Operação Corta-Fogo
Festa junina é sinônimo de alegria e diversão, mas é preciso redobrar a atenção nesta época para que algumas ações não provoquem problemas que coloquem em risco a segurança de todos, como soltar balões e acender fogueiras. Para alertar os passageiros dos perigos possíveis, a ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô e 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, aderiam à iniciativa da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo e passam a divulgar a campanha “Operação Corta-Fogo”.
Dividida em fases de acordo com as necessidades e priorizações que cada período exige, a Operação Corta-Fogo ativa entre os meses de junho e outubro a fase vermelha, com intensificação nas ações de combate ao fogo e de fiscalização repressiva, aliada ao reforço na conscientização da população sobre os impactos dos incêndios. Por isso, até outubro de 2022, cartazes permanecerão fixados nos painéis de informação e vídeos serão exibidos nos monitores de trens e estações das quatro linhas operadas pelas concessionárias.
Além do alerta sobre a questão de balões e fogueiras, as peças da campanha pretendem estimular as boas práticas de prevenção e informar os impactos negativos que outras ações têm em toda sociedade, como por exemplo realizar queimadas irregulares. Para ampliar o alcance das mensagens, os conteúdos também estarão presentes em postagem nas redes sociais das concessionárias.
O principal objetivo da Operação Corta-Fogo é combater incêndios florestais em todo o Estado de São Paulo, situações que destroem a flora e a fauna, além de degradar solos, causar prejuízos econômicos e oferecer riscos de acidentes e problemas de saúde à população. Em 2021 foram registrados, em todo o estado, 239 focos de incêndios em áreas protegidas, que culminaram com a queima de mais de 12 mil hectares de mata, sendo 9.986 dentro das Unidades de Conservação- UCs e 2.893 nas zonas de amortecimento.
“Promover campanhas como a Operação Corta-Fogo é fundamental para reforçar os cuidados necessários com a saúde e segurança de toda população, além contribuir com a conservação do meio ambiente”, afirma Juliana Alcides, Gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro e ViaMobilidade.
Serviço -- Campanha “Operação Corta-Fogo”
Até 31 de outubro de 2022
Cartazes fixados nos painéis de informação e vídeos informativos nos monitores de trens e estações e nas redes socias das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda.
Crédito: Divulgação