Data: 28/07/2021 08:36 / Autor: Kreitlon Pereira / Fonte: Via Streaming

Via Streaming - Presente que repete o passado

Em seu novo documentário “Prece Antigay”, a Netflix irá explorar as consequências da Terapia de Reorientação Sexual


Geralmente ligada a uma religião, os centros de reorientação sexual são lugares que ainda encaram como patologias qualquer identidade de gênero ou orientação sexual que diferem da concepção cis-heteronormativa, considerada “normal”. Por conta disso, tais locais possuem discursos de “cura gay”, onde prometem – por meio de métodos variados que vão desde a reclusão e oração até procedimentos cirúrgicos – tornar a pessoa cis hétero. Apesar da comunidade LGBTQIA+ já ter conseguido alguns direitos importantes, até hoje esse tipo de “terapia” é legal no Brasil e nos Estados Unidos.

Para abordar as consequências desse tipo de organização na vida das pessoas, a Netflix lançará no dia 3 de agosto o documentário “Prece Antigay”. O filme conta com a produção de Ryan Murphy e mostra o testemunho tanto de sobreviventes da terapia de conversão sexual quanto ex-líderes da organização cristã internacional Exodus, que surgiu nos anos 1970 e se tornou uma das maiores e mais controversas defensoras do discurso de “cura gay” dos Estados Unidos, com mais de 250 membros. A Exodus só chegou ao fim em 2013, depois de ter enfrentado várias crises com alguns de seus líderes se assumindo membros da comunidade LGBTQIA+.

Além de pegar testemunhos desses dois grupos, o documentário também irá abordar como ainda hoje existem pessoas fomentando o discurso de “cura gay” pelo mundo. Algumas delas, inclusive, dissidentes do próprio Exodus, como a organização Restored Hope Network (rede de restauração da esperança). “Prece Antigay” é um filme que escancara a verdade na cara do espectador e o convida a refletir tanto sobre os preconceitos vigentes na sociedade quanto sobre o poder do discurso e o quão nocivo pode ser o seu impacto na vida das pessoas que acreditam ou (em muitos casos) são forçadas a acreditar.

Link para o trailer de “Prece Antigay”: https://www.netflix.com/title/81040370

Crédito: Divulgação

Comente aqui