Data: 22/09/2021 07:56 / Autor: Kreitlon Pereira / Fonte: Via Streaming

Via Streaming - Pelas águas do rio

“O Hóspede Americano” é uma nova série brasileira da HBO que conta a vinda de Theodore Roosevelt ao Brasil


Em 1914, Theodore Roosevelt, que foi presidente dos Estados Unidos entre 1901 e 1909, fez uma visita ao Brasil que ficaria marcada na história do país. Diferentemente do que se possa imaginar, tal passagem não foi motivada por razões políticas, uma vez que Roosevelt tinha acabado de perder para Woodrow Wilson as eleições presidenciais de 1912, que teriam lhe rendido um terceiro mandato na Casa Branca. A viagem, na verdade, foi um convite feito pelo Ministro das Relações Exteriores do governo brasileiro da época para que o ex-presidente viesse participar de uma expedição pela Amazônia ao lado de Marechal Cândido Rondon. Como Roosevelt sempre se interessou por aventuras do gênero, o convite foi aceito e rapidamente foi organizada uma equipe para conduzir a expedição.

Na nova minissérie brasileira da HBO, que estreia em sua plataforma de streaming no dia 26 de setembro, a história da expedição de Roosevelt é contada pelos atores Aidan Quinn e Chico Diaz. Com quatro episódios, “O Hóspede Americano” foca na missão de Rondon e Roosevelt em explorar um dos últimos rios não catalogados do país: o Rio da Dúvida, além de investigar a fauna e a flora local. Assim, ao lado de seu filho e do seu melhor amigo, Roosevelt parte em uma aventura pela Floresta Amazônica em busca de um rio que, posteriormente, levaria o seu nome.

Já era esperado que a expedição fosse desafiadora e os homens encontraram diversas dificuldades ao longo do caminho, incluindo conflito com índios, desidratação, doenças, mortes e racionamento de comida, sendo todas essas questões exploradas na minissérie. A viagem acabou durando dois meses e, ao todo, Roosevelt e Rondon percorreram uns 1500 quilômetros em suas navegações, terminando a expedição no rio Madeira. Ao abordar um capítulo inusitado, mas ao mesmo tempo interessante, da nossa história, “O Hóspede Americano” possui todos os elementos para ser mais uma série de sucesso da HBO.

Crédito: Divulgação

Comente aqui