Data: 07/07/2020 10:21 / Autor: Kreitlon Pereira / Fonte: Via Streaming

Via Streaming - Dica da Semana: “A Chegada”

No Now, no Google Play Filmes e no YouTube, uma ficção científica diferente trata dos conflitos de comunicação inerentes a uma invasão alienígena


Desde seu lançamento, em 2016, o filme “A Chegada” tem ganhado novos fãs para além do nicho da ficção científica e feito bastante sucesso entre os críticos. Foi indicado a oito categorias no Oscar, levando a estatueta por Melhor Edição de Som. O longa é uma adaptação do conto “A História da Sua Vida”, escrito por Ted Chiang, e teoriza sobre a reação dos seres humanos com a chegada de alienígenas na Terra e como seria estabelecida a relação com esses seres extraterrestres. “A Chegada” está disponível no Now, no Google Play Filmes e no YouTube.

A história começa quando 12 naves alienígenas pousam em lugares diferentes do planeta Terra (Venezuela, Estados Unidos, Rússia, China, Inglaterra, Paquistão etc.). Apesar de não demonstrarem nenhum interesse em um confronto, as autoridades não sabem o motivo da vinda desses seres de sete pernas, pois não conseguem se comunicar com eles. Por conta disso, o governo norte-americano decide chamar a renomada linguista Dra. Louise Banks (Amy Adams) e o físico Ian Donnelly (Jeremy Renner). Juntos, eles são encarregados da difícil tarefa de decifrar os símbolos feitos pelos alienígenas e conseguir estabelecer uma comunicação para descobrir suas reais intenções no planeta Terra.

Além de terem que lidar com uma forma de comunicação completamente diferente do que estão acostumados, os protagonistas precisam, o tempo todo, convencer o exército norte-americano (e de outros países) a não atacar as naves, que não apresentam nenhum perigo iminente, e tentar resolver a situação de uma forma civilizada. Com uma forte protagonista feminina, “A Chegada” é um filme diferente dos clichês de ficção científica e, talvez por isso, tenha tido tanto sucesso. O longa é um convite para refletir sobre a própria Humanidade e o papel da comunicação nos relacionamentos do que propriamente sobre invasão alienígena e guerra intergalática.

Crédito: Divulgação

Comente aqui