Data: 28/10/2020 19:55 / Autor: Redação / Fonte: Verificado

Usuários do metrô de São Paulo aprendem e se divertem com Turma da Mônica

A exposição ressalta a importância de disseminar orientações educativas e precisas sobre os cuidados que devem ser tomados para a proteção contra a COVID-19


Há duas semanas, as estações de metrô de São Paulo estão mais coloridas e informativas. É que personagens da Turma da Mônica invadiram portas dos vagões e corredores das estações Fradique Coutinho e Campo Belo para repassar informações confiáveis de uma iniciativa global da Organização das Nações Unidas para combater a desinformação sobre a pandemia do novo coronavírus. A exposição “Informações Salvam Vidas!” com personagens da Turma Da Mônica percorre seis estações das linhas 4 e 5 de metrô paulistano até dezembro.

O estudante Vinícius Laporta, 9 anos, adorou a ideia e fez muitas fotos com os bonecos gigantes. Ele ficou feliz que conseguiram máscaras adequadas para o tamanho dos personagens e se surpreendeu com as informações: “Eu não sabia que o vírus sobrevivia ao calor e ao frio, que não importa qual a temperatura do local para ele contaminar as pessoas”. A economista Raquel Bandoni, mãe de Vinícius, usa o transporte com frequência e apoiou a iniciativa, fruto de uma parceria da Verificado com a Mauricio de Sousa Produções, a ViaQuatro e a ViaMobilidade.

De maneira clara, divertida e lúdica, a exposição ressalta a importância de disseminar orientações educativas e precisas sobre os cuidados que devem ser tomados para a proteção contra a COVID-19. Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão, Jeremias, Luca, Dorinha, Franjinha e outros personagens ilustram os painéis da exposição nas linhas Amarela e Lilás. O objetivo é estimular cuidados de higienização das mãos e uso de máscara, além de orientar na escolha de cada um deles e indicar os locais em que esses cuidados devem ser tomados.

O público pode aprender um pouco mais sobre a diferença entre distanciamento social, quarentena e isolamento, além de receber dicas de atenção sobre os sintomas e a transmissão do vírus. As informações contidas na exposição têm como referência as diretrizes divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS – www.who.int/) e por outras agências da ONU.

Até 2 de novembro, a mostra segue nas estações Fradique Coutinho e Campo Belo. De 3 a 30 de novembro, é a vez das estações Higienópolis-Mackenzie e Moema. E as estações São Paulo-Morumbi e Brooklin são as últimas a receber a exposição, de 1º a 17 de dezembro.

A mostra é resultado da colaboração entre o Projeto Verificado, a campanha Juntos Contra O Coronavírus, da Mauricio de Sousa Produções (MSP), e as ações de conscientização da MSP.

O projeto Verificado, coordenado no país pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) em nome das Nações Unidas, conta com a colaboração da Purpose, uma das maiores organizações de mobilização social do mundo, e com o apoio de articulação do NEXUS, uma rede global que une filantropos, empreendedores sociais e investidores de impacto para trazer soluções globais mais promissoras de nossa geração.


Comente aqui