Data: 10/05/2019 16:05 / Autor: Redação / Fonte: A2N Comunicação

UNICAMP promove iniciativas gratuitas para comemorar o Dia do Físico

Projeto Anima Física e YouScience buscam aproximar os estudantes do mundo da Ciência e da Física no dia 19 de maio


Marcelo Guzzo e Eduardo Sato, Anima Física
Marcelo Guzzo e Eduardo Sato, Anima Física

Crédito: Eliana Ribeiro

Para muitos estudantes, Física ainda é um dos temas mais temidos na escola. Para desafiar este cenário, estimular o interesse pela ciência e aproximar estudantes dos pesquisadores e profissionais, um projeto de pesquisa do Instituto de Física da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), com apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), convidou o cineasta e animador Maurício Squarisi, co-diretor do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, para desenvolver um curta metragem de divulgação científica para o público não especializado e, especialmente, para jovens estudantes.

No momento, a equipe do projeto já está realizando algumas sessões de teste, com o filme ainda inacabado, e a previsão é que o curta-metragem seja lançado no segundo semestre de 2019. Enquanto o filme não é lançado, é possível conferir os bastidores e acompanhar o trabalho da equipe pelas redes sociais e pelo site www.animafisica.com.br, que vai abrigar também um conteúdo de apoio sobre Física de Partículas para professores, estudantes e público em geral.

A ideia de juntar Física e Animação num projeto de divulgação científica partiu do Prof. Dr. Marcelo Moraes Guzzo, da UNICAMP, que também está envolvido com o “YouScience”, evento gratuito que vai ocorrer no sábado, 1º de junho, no Instituto Principia, em São Paulo, voltado a estudantes do Ensino Médio.

Nesta primeira edição, cinco convidados falarão sobre 4 temas: Oceanografia, Neurociência, Luz Síncrotron e Cosmologia. Para este último tópico, os convidados são os pesquisadores da UNICAMP César Ferreira e Eduardo Sato. Bacharel (2014) e Mestre (2016) em Física, com doutorado em andamento, Sato é colaborador na equipe de produção do projeto Anima Física, autor do blog Torta de Maçã Primordial, e um exemplo real de como iniciativas de divulgação científica podem estimular jovens estudantes. “Sempre gostei muito de divulgação científica, até porque foi um divulgador chamado Paul Zaloom, do programa de televisão “O Mundo de Beakman”que me motivou a seguir a carreira científica”.

O link para as inscrições no YouScience e os detalhes da programação podem ser consultados no site https://www.institutoprincipia.org/youscience. As inscrições vão até 17 de maio, mas inscrições depois desta data serão consideradas para os eventos futuros.

Serviço:

YouScience

Data: 1º de junho

Horário: Das 9h às 17h

Local: Instituto Principia

Endereço: Rua Pamplona 145, no Planetário/Domo Digital – Bela Vista, São Paulo/SP

Inscrições: https://www.institutoprincipia.org/youscience (até o dia 17 de maio)

Anima Física:Física de partículas sob o olhar da animação

Produção de um curta-metragem em animação para divulgação científica ligada ao
Projeto Temático ‘Desafios para o Século XXI em Física e Astrofísica de Neutrinos’, do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Apoio: Fapesp

Coordenação: Prof. Dr. Marcelo Moraes Guzzo

Pesquisador:  Prof. Dr. Orlando Luis Goulart Peres
Animação de Mauricio Squarisi, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas

Colaboradores:

Eduardo Akio Sato (Mestre e Doutorando em Física pela Unicamp)

Dayane Fumiyo Tokojima Machado (Mestre em Divulgação Científica e Doutoranda em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp).

Comente aqui