Data: 21/07/2021 18:27 / Autor: Redação / Fonte: UFSCar

UFSCar oferece especialização em Planejamento, Manejo e Restauração de Áreas Verdes

Pós-graduação tem bolsas de 50% e descontos para grupo empresariais. Aulas começam dia 31 de julho


Crédito: Divulgação

Estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em Planejamento, Manejo e Restauração de Áreas Verdes, ofertado pelo Departamento de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A pós-graduação atualiza profissionais, a partir de conhecimentos técnico-científicos, para atuarem na preparação, implantação e monitoramento de projetos de recuperação em regiões urbanas e rurais, promovendo, com isso, a reabilitação ambiental de zonas degradadas com base nos princípios legais.

São abordados desde conceitos de Ecologia, passando por processos de degradação e métodos de restauração, até indicadores para monitoramento. A pós-graduação ainda ensina como elaborar e realizar a gestão de projetos e a usar ferramentas de geoprocessamento para a adequação ambiental. Questões relacionadas ao clima, à arborização urbana e ao paisagismo, à identificação de espécies florestais e ao manejo de bacias hidrográficas também estão presentes na grade curricular, que ainda traz conteúdos sobre gestão de conflitos, políticas públicas e legislação aplicada.

Na modalidade semipresencial, o curso tem 368 horas. Após a liberação das restrições pelas autoridades competentes, os encontros irão acontecer no Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS) do Campus Sorocaba da UFSCar, com atividades práticas de ecologia e conservação, com coletas de dados em áreas de mata nativa e laboratórios. Por enquanto, as aulas serão ministradas de forma remota, através da Plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com dinâmicas de grupo e estudos de casos reais. Já no ensino totalmente online, a grade curricular tem 360 horas. Nos dois casos, as aulas têm início no dia 31 de julho e acontecem em sábados alternados, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Pessoas com formação acadêmica em Ciências Agrárias (Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola e Zootecnia), Biologia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental podem participar, assim como profissionais vinculados às áreas técnicas, gerenciais e estratégicas de empresas de consultoria ambiental ou autônomos e aqueles que possam vir a ocupar cargos de planejamento e gestão urbano-ambiental no setor público e privado e em organizações não-governamentais.

Há bolsas de 50% e ofertas para grupos empresariais. As vagas são limitadas. O formulário de inscrições e mais informações estão disponíveis no site https://planejamentoareasverdes.ufscar.br. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo Whatsapp (15) 99691-6032.

Comente aqui