Data: 19/04/2013 12:44 / Autor: Redação / Fonte: Fundação Padre Anchieta

TV Cultura apresenta nessa terça(23) entrevista inédita

Antônio Abujamra entrevista Vladimir Safatle, filósofo e professor da Universidade de São Paulo.


Vladimir Safatle
Vladimir Safatle

Antônio Abujamra recebe no Provocações desta terça-feira (23/4) o filósofo Vladimir Safatle, que expõe suas ideias sobre cultura, educação, religião, política e a própria filosofia. O programa vai ao ar às 23h, na TV Cultura.

Safatle afirma que a igreja católica se transformou em um ambiente de total conservadorismo. Segundo ele, as questões que ela levanta se restringem a dois temas: aborto e casamento homossexual. “Ela está muito mais preocupada com os corpos das pessoas do que com o que poderia ser sua alma. E assume claramente uma estrutura biopolítica de administração dos corpos, que deveria ter sido desativada há muito tempo”, explica.

Para Vladmir, que é professor da USP, a filosofia é o discurso daqueles que acreditam no que é apenas uma possibilidade. Aqueles que, de certa maneira, amam o que se apresenta como uma mera possibilidade. Ainda explica que todos os objetos da filosofia vêm das áreas empíricas do saber ou dos campos de produção prática, como a estética e a experiência moral.

“Por exemplo, impossível fazer filosofia política sem ciência política. É impossível fazer uma reflexão sobre moral sem psicologia moral [...] Ou seja, todos os objetos da filosofia estão fora do campo filosófico, quer dizer, não existem objetos próprios na filosofia, existem questões filosóficas”, finaliza. Ainda no programa, Abujamra lê Ortega y Gasset. Classificação indicativa: 14 anos.

Comente aqui