Data: 21/01/2022 10:44 / Autor: Redação / Fonte: Prêmio Cidade Iluminada

Troféu Cidade Iluminada divulga lista de vencedores

Surpreendendo os participantes, Cidade Iluminada prestigiou 5 projetos da categoria Responsabilidade Ambiental pela criatividade e engajamento dos participantes


Troféu do Prêmio Cidade Iluminada 2021 Responsabilidade Ambiental
Troféu do Prêmio Cidade Iluminada 2021 Responsabilidade Ambiental

Crédito: Divulgação

A população de São Paulo e os jurados do Prêmio Cidade Iluminada tiveram bastante trabalho para escolher os ganhadores da edição 2021. O engajamento, o cuidado com os detalhes e os materiais escolhidos para iluminar a cidade neste fim de ano tornaram ainda mais especial essa competição.

Os jurados perceberam tanto empenho dos participantes que resolveram ampliar o reconhecimento. A nova categoria deste ano Responsabilidade Ambiental, dedicada a que reconhecer as decorações que mais promoveram o respeito ambiental, prevista para premiar 3 projetos, revelou 5 ganhadores. Além disso, além do embaixador Cidade Iluminada para o morador mais engajado em divulgar o espírito de Natal, o júri concedeu o Troféu Inspiração. No total, foram entregues 47 troféus.

Foram avaliados centenas de decorações de todas as regiões de São Paulo em quatro categorias: casa, comércios, prédios e shoppings, sendo que o voto popular escolheu cinco decorações e o júri técnico mais cinco de cada categoria. A edição 2021 do Prêmio Cidade Iluminada contou com 16.822 votos do voto popular, 20% a mais do que no ano anterior e um aumento de 43% ao site e de 54% de alcance nas redes sociais da premiação, entre novembro e janeiro. 

Pelo terceiro ano consecutivo, Robson Tenório, morador da Zona Norte, foi eleito o Embaixador Cidade Iluminada pelo engajamento e envolvimento com a disseminação do prêmio e do espírito de Natal. Foram mais de 500 postagens nas redes sociais sobre a montagem da decoração, dicas de restauração de objetos e mensagens de otimismo, além de meses de preparação para a premiação.

“É muito gratificante ser reconhecido por fazer algo que eu amo tanto. Eu comecei a ter a primeira inspiração de como seria em maio quando adquiri um Papai Noel quebrado em um desapego. Consegui consertá-lo e a partir daí foram surgindo ideias e novos desapegos”, conta emocionado. Além do tricampeonato como embaixador, essa é a quarta vez que Robson ganha na categoria residência.

Outro prêmio especial foi para Regina Monteiro Calisto, moradora de Guarapiranga, que emocionou os jurados técnicos e inspirou a criação do troféu Embaixadora Inspiração. “A minha paixão pelo Natal começou quando eu era pequenininha e ansiava pelo dia 1 de dezembro para passear com a minha mãe e irmãos pela cidade para ver as luzes e enfeites de Natal e trago esse amor no meu coração. Isso me contagiou a enfeitar a minha casa e ver a alegria das crianças e pessoas que vêm visitar a minha casa, inspirando as pessoas a deixar a cidade muito mais bonita”, compartilha Regina.

A grande surpresa no, entanto, foi a adesão à proposta sustentável do Prêmio.  O Bloco Eco Campos Pholia, localizado no Jardim São Francisco de Assis, foi um dos ganhadores com a construção de uma árvore de garrafas pet. O objetivo da decoração foi além de levar alegria às pessoas depois de um longo período de isolamento pós pandemia, também promover a educação ambiental e trazer conscientização pública para a preservação da natureza, mostrando a importância dos 8Rs (refletir, reduzir, reutilizar, respeitar, reparar, responsabilizar-se e reciclar).  

Outra comunidade que se empenhou em tornar a vizinhança mais bonita, acolhedora e sustentável foi da Paróquia São Pancrácio. Foram três meses intensos de trabalho da comunidade que viu na decoração o caminho para espalhar o verdadeiro sentido do Natal. Para isso, os voluntários reaproveitaram materiais como canos de PVC, forros de teto, pallets de madeira usado, cabides, vidros usados e até barbantes que viraram luminária. Uma decoração exclusiva e com o empenho de todos.

Para reduzir a quantidade de lâmpadas na decoração deste ano, o morador Bygdin Osmar Macedo Coelho, do Jardim Sabará, utilizou fitas fluorescentes realçadas com lâmpada negra, diminuindo o número pela metade. Além disso, criou um trenzinho de papel que utiliza uma corrente usada de bicicleta de 14 metros e um motor de limpador de para-brisa de carro para gerar o movimento, além de reaproveitar um cenário de teatro, madeiras e materiais que seriam descartados.

“Essas histórias e todo esses empenham nos comoveram porque sentimos que realmente os moradores de São Paulo querem ver a cidade mais bonita, mais acolhedora e mais feliz. É uma alegria acompanhar esse movimento e, a cada ano, inspirar a esperança”, finaliza Andréa Flores, diretora da BusinessLand, organizadora do Prêmio.  

A premiação aconteceu em um evento online transmitido pelo canal do Youtube do Cidade Iluminada. O Prêmio Cidade Iluminada 2021 contou com o patrocínio da Sadia, promoção da Rede Globo, apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo,  da SPTuris, do Visite São Paulo Convention Bureau e realização da BusinessLand.

Confira a lista de vencedores por categoria:

Categoria: Casas - Voto popular

Carlos Ovídio de Paula e Ana Martins de Paula – Vila Franca

Carlos Henrique Monteagudo – Vila Bela

Bygdin Osmar Macedo Coelho – Jardim Sabará

Robson Luiz Galindo Tenório – Parque Mandaqui

Adneia Batatinha dos Santos – Vila Curuçá

Categoria: Casas – Júri Técnico

Alberto Adriano de Oliveira – Parque São Paulo

Luma Marques Rodrigues – Vila Ivone

Regina Lúcia Smith de Moraes Araújo – Sumaré

Edivaldo Ezequiel da Silva – Cidade Patriarca

Vera Lúcia da Silva Moraes – Vila Baruel

Categoria: Prédios – Voto Popular

Claudia Zachello – Santo Amaro

Bianca Loiola – Condomínio PQDN – Vila das Belezas

Condomínio Conj. Recanto D’Italia – Vila das Belezas

Magda da Silva – Vila das Belezas

Vanessa Cristina Marques Silva - Conjunto Residencial José Bonifácio

Categoria Prédios – Júri Técnico

Eduardo Camargo Boscolo – Parque Imperial

Jurema Spada – Vila Mariana

Daniel César Euzébio – Sé

Marisa Moreira Lacortte – Tatuapé

José Cláudio Machado De Souza – Indianópolis

Categoria: Comércio – Voto Popular

Vilazinha de Belém - Butantã

Joalheria Paulista - Sé

Paróquia São Pancrácio – Interlagos

Lojas Guerrero - Vila do Encontro

Colégio Monte Castelo - Vila Campo Grande

Categoria: Comércio – Júri Técnico

Era Uma Vez Um Chalezinho – Morumbi

Kopenhagen Flagship - Itaim

Subprefeitura Aricanduva, Formosa E Carrão - Vila Formosa

Centro Comercial Grandes Galerias - República

Colégio Marista Arquidiocesano - Vila Mariana

Categoria: Shopping – Voto Popular

Associação dos Lojistas do SP Market Center - Vila Almeida

Complexo Comercial do Shopping Interlagos- Interlagos

Morumbi Town Shopping – Morumbi

Shopping Pátio Paulista – Bela Vista

Shopping Metrô Itaquera – Itaquera

Categoria: Shopping – Júri Técnico

West Plaza Shopping – Água Branca

Raposo Shopping – Jardim Boa Vista

Shopping Anália Franco – Vila Regente Feijó

Shopping Patio Higienópolis - Higienópolis

Shopping Vila Olímpia – Vila Olímpia

Prêmio Responsabilidade Ambiental – Júri Técnico

Paróquia São Pancrácio - Interlagos

Bygdin Osmar Macedo Coelho – Jardim Sabará

Bloco Eco Campos Pholia - Jardim São Francisco de Assis

Magna dos Santos Lopes - Jardim Itatiaia

Tivoli Mofarrej São Paulo - Cerqueira César

Embaixadora Inspiração - Regina Monteiro Calisto – Guarapiranga

Prêmio Embaixador Digital Cidade Iluminada - Robson Luiz Galindo Tenório - Parque Mandaqui

Comente aqui