Data: 01/09/2021 15:39 / Autor: Redação / Fonte: Serra Verde Express

Trem Republicano é o passeio perfeito para o feriado de setembro

Charmosa composição de vagões da Serra Verde Express conta a história do Brasil em meio a belas paisagens e é a pedida ideal para um feriado cultural e atrativo


Charmosa composição de vagões da Serra Verde Express conta a história do Brasil em meio a belas paisagens
Charmosa composição de vagões da Serra Verde Express conta a história do Brasil em meio a belas paisagens

Crédito: Divulgação/Serra Verde Express

Que tal voltar ao século XIX e conhecer de perto alguns detalhes da história do Brasil? A Serra Verde Express proporciona essa experiência a bordo do charmoso Trem Republicano. Com passeios entre as cidades de Salto e Itu, no interior paulista, são várias atrações no percurso (que é feito nos dois sentidos), com destaque para o episódio da véspera da Convenção de Itu, ocorrido em 18 de abril de 1873, evento chave para a Proclamação da República, em 1889.

Belas paisagens são o cenário desta viagem, a bordo dos vagões da Serra Verde Express. Na categoria convencional o passageiro embarca no carro Prudente de Moraes, que homenageia uma das personalidades mais ilustres da política nacional, o primeiro presidente eleito pelo voto direto depois da Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889.

Na categoria boutique, o carro Anselmo Duarte, reverencia o saltense vencedor da Palma de Ouro, em Cannes, pelo clássico “O Pagador de Promessas”. O veículo é petfriendly e oferece serviço de guia, kit com lanche, água, cerveja e refrigerante. Além, de um vagão com varanda entre os lounges e janelas panorâmicas para apreciar a paisagem.

Na categoria turística, o carro Dona Olímpia homenageia a dona do sobrado onde aconteceu a Convenção de Itu, Olímpia Fonseca de Almeida Prado. Com assento duplo em vagão intermediário, o veículo é adaptado para portadores de necessidades especiais. Confortáveis, os trens das três categorias são equipados com assentos duplos e poltronas estofadas.

Toda essa rica história do Brasil é contada por guias da Serra Verde Express, altamente treinados e capacitados para entreter o viajante ao longo do percurso. Com duração aproximada de 1h, a viagem passa por trechos de belíssimas paisagens em meio ao verde, deixando o passeio ainda mais agradável.

Restaurante e passeios

Outra opção é parar para um almoço na estação de Salto, no recém-inaugurado restaurante Stazione Salto, da Serra Verde Express. O local serve pratos típicos locais, como bife à parmegiana, e também do Paraná, como o tradicional barreado. Além de opções da culinária italiana.

Para quem viaja com mais tempo, uma alternativa é o pacote que inclui uma visita com passaporte Day Use no Parque Maeda, em Itu. A Serra Verde Express disponibiliza transfer até o parque e almoço no local.

Lá é possível praticar uma série de atividades de lazer, como arvorismo, pesca esportiva, passeio a cavalo, andar de teleférico e levar as crianças para brincar no playground. Outras opções são tours históricos e city tours que a Serra Verde Express oferece em regiões como o Museu de Energia e o Parque Geológico Varvito.

Moradores das cidades de Itu e Salto, onde ficam as estações do Trem Republicano, têm desconto de 50% no bilhete de embarque. Basta apresentar comprovante de residência. Mais um motivo para não deixar de conhecer essa atração histórica e imperdível.

Serviço:

“Trem Republicano Itu/Salto; Salto/Itu”

Quem leva: Serra Verde Express

Datas: sábado e domingo*

*sábado, domingo, segunda e terça (durante o feriado)

**qualquer dia da semana para grupos fechados acima de 25 pessoas

Horários: Saídas de Itu para Salto: às 9h e às 14h; Saídas de Salto para Itu: às 11h e às 16h

Preços: a partir de R$77 por pessoa (inclui guia e bilhete em trem convencional). Outros pacotes, incluindo transfer, almoço e city podem ser montados. Consulte o site.

Reservas e mais informações: (41) 3888 3488 ou www.serraverdeexpress.com.br.

Comente aqui