Data: 10/02/2020 09:43 - Alterado em: 03/03/2020 15:22 / Autor: Redação / Fonte: Itaú Cultural

Textos de William Shakespeare inspiram ciclo de leitura no Itaú Cultural

Hamlet, um dos grandes clássicos de William Shakespeare, fecha ciclo de leitura inspirado na obra do dramaturgo inglês


Ciclo de Leitura Shakespeare
Ciclo de Leitura Shakespeare

Crédito: Arô Ribeiro

O Itaú Cultural fecha ciclo de leituras DE E A PARTIR de Shakespeare no dia 4 de março, às 19h, com Hamlet, leitura dirigida por Marcelo Lazzaratto. Realizada, ao todo, durante quatro quartas-feiras, a série buscou trazer o olhar do teatro brasileiro para a obra de William Shakespeare (1564-1616). Em cada apresentação, intérpretes se debruçaram em textos assinados pelo dramaturgo inglês ou escrito a partir de sua obra. A interpretação ficou a cargo de artistas, autores e diretores brasileiros que trazem em seus percursos elos com o trabalho do autor.

Depois da apresentação de Sonho De Uma Noite De Verão, de Shakespeare, e os inéditos Maria da Escócia, da brasileira Maria Shu, e A Noite Que Nunca Existiu, do mexicano Humberto Robles – ambos inspirados na obra do dramaturgo –, o ciclo fecha no dia 4 de março, às 19h, com a leitura de Hamlet. A tragédia ambientada na Dinamarca conta a trama de um príncipe quer vingar a morte de seu pai, o rei, que foi envenenado pelo irmão para tomar o trono e se casar com a rainha. Marcelo Lazzaratto assina a direção da leitura, feita pelo elenco da Cia. Elevador de Teatro Panorâmico, que em 2020 comemora 20 anos de existência.

“A essência dessa programação é contribuir para manter a tradição shakespeariana no Brasil”, observa o produtor teatral Alexandre Brazil, idealizador do projeto realizado pelo Itaú Cultural e diretor de uma das leituras do ciclo. Com relação estreita com a obra shakespeariana, ele já produziu nove peças do autor inglês – pretende montar todas até o final da vida, como diz – e detecta uma notória diminuição de montagens de seus textos no país, uma vez que sempre envolvem grandes elencos e produções, elevando os custos finais do espetáculo.

Para dar luz a esse contato do teatro brasileiro com a obra de Shakespeare, Brazil convidou para participar das leituras artistas que, assim como ele, trazem a tradição do dramaturgo inglês dos séculos XVI e XVII marcadas em seus trabalhos.

SERVIÇO

Ciclo de leituras DE E A PARTIR de Shakespeare

Dia 4 de março (quarta-feira), às 19h

Hamlet

De William Shakespeare.

Direção: Marcelo Lazzaratto.

Elenco: Cia. Elevador de Teatro Panorâmico

Duração: 120 minutos

Classificação Indicativa: 14 anos

Sala Multiúso (Piso 2)

Capacidade: 70 lugares

FICHA TÉCNICA:

Texto: William Shakespeare.

Direção: Marcelo Lazzaratto.

Elenco: Carolina Fabri, Chiara Lazzaratto, Gabriel Miziara, Marcelo Lazzaratto, Pedro Haddad, Rodrigo Spina, Tathiana Botth e Thaís Rossi

Operação de luz e som: Bruno Garcia

Direção de Produção: Alexandre Brazil

Produção Cultural: Vanda Dantas

Reserva online de ingressos pelo site www.itaucultural.org.br

Será disponibilizado 1 ingresso por pessoa para cada espetáculo adulto. Já quanto aos espetáculos infantis, cada pessoa pode reservar até 3 ingressos online.

Público beneficiado pelas cotas on-line (obesos, cadeirantes e quem possui mobilidade reduzida): um ingresso + um ingresso para acompanhante

Apresentar o comprovante da reserva (impresso ou no celular) até 10 minutos antes do início do espetáculo.

Todos os ingressos serão reservados online. Caso tenha procura presencial no dia do evento, e a pessoa não tenha feito a reserva prévia, haverá fila de espera.

Comente aqui