Data: 16/12/2021 16:00 - Alterado em: 25/02/2022 13:25 / Autor: Redação / Fonte: EMTU/SP

Terminal Jabaquara terá ação de prevenção a afogamentos

Corpo de Bombeiros encerra temporada de verão com Operação Praia Segura no Terminal Jabaquara; De dezembro até agora, bombeiros salvaram 1.667 pessoas nas praias do estado


Muitos turistas pretendem viajar ao litoral neste feriado de Carnaval e, pensando nisso, nesta sexta-feira (25), a parceria entre a EMTU e o Corpo de Bombeiros levará ao Terminal Jabaquara a Operação Praia Segura, encerrando a temporada de férias de verão. Desde janeiro, foram realizadas oito ações preventivas no terminal.

Os salva-vidas orientarão os passageiros que pretendem viajar até a praia sobre os cuidados necessários para evitar afogamentos. Será montado um cenário de praia com a cadeira usada pelos guarda-vidas, bandeira de sinalização de perigo, guarda-sol e equipamentos usados para socorrer banhistas.

Durante a temporada de verão, buscando orientar e evitar afogamentos, os salva-vidas abordaram cerca de 10 mil passageiros no Terminal Jabaquara. De 01 de dezembro até 24 de fevereiro, os bombeiros salvaram 1.667 pessoas nas praias do Estado e houve o registro da morte de 21 banhistas.

Na ação, serão explicados os principais erros do turista, como o uso excessivo de álcool e alimentos, além do perigo das correntes marítimas. O objetivo também é lembrar os pais a ficarem sempre de olho nos filhos enquanto estiverem na praia, identificando as crianças com pulseiras contendo nome e telefone do responsável.

Perfil - A maioria das ocorrências de afogamento envolve homens entre 16 e 18 anos da Região Metropolitana de São Paulo. Em geral são turistas que descem para o litoral de manhã para retornar no fim do dia, ingerem comida em excesso - o que pode provocar congestão - e grande quantidade de álcool, perdendo o discernimento e a capacidade de reação.

Serviço

Operação Praia Segura - Ação de prevenção a afogamentos

Datas: 25/02

Horário: 16h às 20h

Local: Terminal Metropolitano Jabaquara

Endereço: Rua Nelson Fernandes, s/n° - Jabaquara - São Paulo/SP

É a oitava ação do gênero desde janeiro
É a oitava ação do gênero desde janeiro

Crédito: Divulgação

Comente aqui