ABC Saúde

Terminais da EMTU recebem ações do Novembro Azul

Orientação médica e psicológica são destaques em Diadema, Santo André e São Mateus; sede da EMTU/SP em São Bernardo terá iluminação especial

  • Data: 06/11/2020 13:11
  • Alterado: 06/11/2020 13:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: EMTU/SP
Terminais da EMTU recebem ações do Novembro Azul

Crédito:

Três ações foram programadas pela EMTU/SP para marcar o Novembro Azul, mês de luta contra o câncer de próstata. Na próxima semana, agentes do Bem Querer Mulher (BQM) estarão no Terminal Diadema na segunda-feira (09), e na terça-feira (10) será a vez dos psicólogos e psicodramatistas do Núcleo e Pesquisa em Sociopsicodrama (NEPSAR) conversarem com os passageiros do Terminal Santo André. No dia 24 (terça-feira) o Terminal São Mateus terá representantes da Escola de Enfermagem da UBS São Mateus falando sobre prevenção.

Para marcar o período, a sede da EMTU/SP no bairro Piraporinha, em São Bernardo terá iluminação especial com a cor azul, símbolo da campanha.

No Terminal Diadema, os membros do BQM vão interagir com os passageiros sobre a importância dos exames de diagnóstico necessários para o início de um tratamento precoce. Serão abordados ainda temas relacionados à violência doméstica, que teve grande crescimento em seus índices durante o período de quarentena.

No Terminal Santo André, na terça-feira (10), o NEPSAR vai orientar passageiros sobre a importância do autocuidado e como isso afeta as relações, especialmente durante este momento de pandemia.

A parceria da EMTU/SP com o Centro de Atenção Psicossocial de São Mateus (CAPS) trará ao Terminal São Mateus agentes do CAPS da região e representantes da Escola de Enfermagem da UBS São Mateus para orientar sobre prevenção, além de apresentações musicais e interação com artistas de circo. Quem quiser poderá medir a pressão arterial e o índice de glicemia.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados cerca de 200 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil até 2022. O instituto prevê ainda em 2020 pelo menos 13 mil novos diagnósticos da doença apenas em São Paulo.

Novembro Azul – É um movimento mundial que acontece no mês de novembro e visa reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de próstata. As vítimas mais comuns são homens a partir dos 50 anos e pessoas com parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho, que desenvolveram a doença.

SERVIÇO

Evento – Novembro Azul: Prevenção ao câncer de próstata

Data: 09/11

Horário: 10h às 14h

Local: Terminal Metropolitano Diadema

Endereço: Av. Conceição, s/n – Diadema – SP

Data: 10/11

Horário: 10h às 13h

Local: Terminal Metropolitano Santo André Leste

Endereço: Rua Visconde de Taunay, s/n – Centro – Santo André/SP

Data: 24/11

Horário: 9h às 11h

Local: Terminal Metropolitano São Mateus

Endereço: Av. Adélia Chohfi, 100 – Jardim Vera Cruz – São Paulo – SP

Compartilhar:










Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados