Data: 24/05/2022 10:16 / Autor: Redação / Fonte: eureciclo

Tendências do mercado para economia circular e reciclagem

Virtual e gratuito, evento contará com presenças nacionais e internacionais do setor para dialogar sobre circularidade e soluções ambientais


III Fórum Internacional de Logística Reversa e ESG
III Fórum Internacional de Logística Reversa e ESG

Crédito: Divulgação

Entre os dias 25 e 27 de maio  acontece a terceira edição do Fórum Internacional de Logística Reversa e ESG, evento virtual e gratuito promovido pela eureciclo, maior certificadora de logística reversa de embalagens do país, para discutir tendências do mercado. O evento reúne entidades, empresas e representantes nacionais e internacionais ligados aos temas economia circular, reciclagem e sustentabilidade. Haverá  tradução simultânea em inglês e espanhol.

Em 2022, o evento enfatiza práticas circulares, como a reutilização e a reciclagem; soluções para embalagens e diferentes iniciativas inovadoras que estão empenhando esforços em resolver problemas sociais e ambientais. “É um momento importante, no ano, em que temos a oportunidade de desenvolver aprendizados e compartilhá-los com toda a comunidade interessada em fazer a diferença”, explica o CEO da eureciclo Thiago Carvalho Pinto.

Os debates estão divididos em três painéis: 1. Reciclando o futuro das águas; 2. Economia circular e solução para embalagens; e 3. Desafios e avanços da Logística Reversa e da Reciclagem no mundo. As inscrições podem ser feitas aqui, gratuitamente.

No primeiro dia (25), “Reciclando o Futuro das Águas”, o objetivo é levar ao público a possibilidade de compreender a situação atual e o futuro das águas brasileiras de acordo com o desafio que elas atravessam, assim como o poder determinante da reciclagem e seus reais  impactos. A jornalista Adriana Couto media a conversa, que conta também com o engenheiro florestal integrante do projeto Águas Potiguara e líder indígena Poran Potiguara, o ambientalista e coordenador dos programas Água Limpa e Observando os Rios Gustavo Veronesi e o recordista de ondas grandes e empreendedor Carlos Burle.

O dia 26, “Economia Circular e Soluções para Embalagens” aborda a prática da economia circular e o retorno de resíduos à cadeia produtiva. O debate é conduzido por Daniela Aiach, diretora de sustentabilidade empresarial na AMCHAM-Brasil, e pretende destacar os desafios que envolvem o plástico. Os especialistas convidados são Maria Westerbos, fundadora e diretora da organização sem fins lucrativos Plastic Soup Foundation e a doutora em físico-química e pesquisadora do Centro de Tecnologia de Embalagem (CETEA) Leda Coltro.

O último dia (27), “Desafios e Avanços da Logística Reversa e da Reciclagem no Mundo”, tem foco no tema Logística Reversa e, a partir de diferentes pontos de vista, pretende mostrar como está, hoje, a o processo de recuperação de resíduos global, além de apresentar a evolução desse sistema no Brasil e em outros países.

Os bate-papos, mediados por Tania Sassioto, diretora de Projetos & Parcerias e Jessica Doumit, Diretora de Relações Institucionais & Jurídico, ambas da eureciclo, contam também com Rodrigo Sagaceta Münster, líder estratégico de New Hope Ecotech no Chile, Fernando Rodrigues, diretor executivo no Instituto Rever, Diego Vazquez-Brust, engenheiro ambiental e professor de sustentabilidade na Universidade de Portsmouth, Magdalena Balcells G., engenheira civil industrial e gerente geral da Associação da Indústria do Plástico (ASIPLA) e Thiago Carvalho Pinto, CEO da certificadora.

Serviço

III Fórum Internacional de Logística Reversa e ESG

Tradução simultânea em inglês e espanhol

Dias: 25 a 27 de maio

Horário: 10h30 às 12h (horário de Brasília)

Local: evento virtual

Inscrições: gratuitas aqui

Comente aqui