Data: 21/05/2019 16:29 / Autor: Redação / Fonte: assessoria

Tardes Musicais da Casa-Museu Ema Klabin traz Coro de Câmara da USP

A apresentação tem entrada franca


Concerto  com o Coro de Câmara Comunicantus, da ECA-USP
Concerto com o Coro de Câmara Comunicantus, da ECA-USP

Crédito: Filipe Fonseca

No dia 25 de maio (sábado), às 16h30, o programa Tardes Musicais da Casa-Museu Ema Klabin apresenta o Concerto ‘Confluências musicais e identidades paulistanas’ com o Coro de Câmara Comunicantus, da ECA-USP. A apresentação tem entrada franca.

O programa do Coro de Câmara Comunicantus parte de dois compositores paulistanos: Osvaldo Lacerda e Eduardo Gudin.

Partindo do nacionalismo de Lacerda, serão abordadas obras folclóricas arranjadas por Ernst Mahle, alemão naturalizado brasileiro e fundador de uma importante escola de música em Piracicaba. E do cancionista Eduardo Gudin, representante do samba paulista. Apresentam os arranjos corais de Carlos Menezes Jr. e Selma Boragian.

Marco Antonio da Silva Ramos, regente do Coro de Câmara Comunicantus e parceiro de Eduardo Gudin na juventude,  orientou anos depois, os arranjadores em seus projetos de Doutorado e Mestrado, que originaram os trabalhos apresentados neste concerto.

A partir dessas duas fontes, foi feita uma expansão do programa.  Ronda, de Paulo Vanzolini, e Inspiração, poema de Mário de Andrade e musicado por Gilberto Mendes, falam diretamente de São Paulo pela boemia e pela Belle époque.  Serão abordadas as culturas musicais estrangeiras presentes na cidade, com canções de Beatles e Gardel. É incluído no programa uma obra contemporânea de Arvo Pärt .

Sobre o Coro de Câmara Comunicantus:

O Coro de Câmara Comunicantus é um projeto do Programa Unificado de Bolsas da USP que tem por objetivo o ensino e a prática da performance coral,  criado em 2013, como parte das atividades do Comunicantus: laboratório coral do Departamento de Música da ECA-USP.

Formado por bolsistas de graduação, atende coralistas, pianista e monitores em áreas técnicas: produção musical, arquivo, editoração musical, gravação em áudio e vídeo e comunicação, a depender do módulo do projeto.

O grupo é formado por :  Marco Antonio da Silva Ramos (Regente titular e diretor artístico), José Luiz Ribalta (Regência: obras de Ernst Mahle) e Denise Castilho Cocareli (Regência: Solfeggio) Regina Lucatto e Anne Karoline Moreira (preparadoras vocais) ,  Laíne Rodrigues (violão) , Pedro de Paula Alves e Vinicius Pontes (percussão).

Serviço:

Programa Tardes Musicais :  Coro de Câmara Comunicantus- Confluências musicais e identidades paulistanas

Data: 25/05 sábado

Horário:  16h30

Entrada franca

170 vagas por ordem de chegada

Local : Fundação Ema Klabin

Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa - São Paulo.  Tel: 11 3897-3232

Comente aqui