Data: 02/03/2021 15:48 / Autor: Redação / Fonte: SDR

Subsecretaria da Juventude faz pesquisa sobre mercado de trabalho para jovens

Jovens do Pontal do Paranapanema e do Vale do Ribeira participam do questionário que contribuirá para elaboração de políticas públicas para as regiões


Em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo, a Subsecretaria da Juventude, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Regional, lança pesquisa on-line para conhecer o perfil e os anseios profissionais de jovens estudantes moradores de cidades das regiões do Pontal do Paranapanema e do Vale do Ribeira.

O objetivo do levantamento é conhecer o pensamento, os hábitos, os desejos e as necessidades de adolescentes matriculados nos três últimos anos da vida escolar, antes da universidade, e adultos com até 30 anos de idade. Os dados da enquete serão utilizados para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o ingresso dos jovens ao mercado de trabalho.

“É importante que a Subsecretaria da Juventude compreenda as necessidades dos jovens nos mais diversos contextos e nas respectivas regiões. O Governo de São Paulo segue trabalhando firme em prol dos jovens paulistas ”, afirma o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

“O setor de viagens e turismo, por princípio, é grande gerador de empregos. É uma atividade de mão de obra intensiva. Quanto mais se desenvolve, inclusive por meio de novas tecnologias, mais empregos são criados. Saber a expectativa dos jovens é fundamental para que possamos investir na criação de oportunidades profissionais e no ganho social”, lembra Vinicius Lummertz, Secretário de Turismo do Estado.

Ao todo são 20 perguntas feitas pelo método de múltipla escolha. O tempo médio de duração para responder ao questionário, de acordo com os organizadores da pesquisa, é de cerca de cinco minutos para a conclusão.

“A pesquisa é fundamental para que possamos entender e, posteriormente, atender as demandas dos jovens das regiões do Pontal do Paranapanema e do Vale do Ribeira. Continuamos o trabalho de desenvolvimento de políticas públicas voltadas aos jovens, uma vez que eles serão o futuro do estado de São Paulo”, explica o Subsecretário da Juventude, Luiz Oliveira.

Perguntas como: “Você acha importe ter diploma de nível superior para conseguir um bom emprego?”, “Já entrou ou pretende entrar no mercado de trabalho?”, “O que um profissional precisa para permanecer na região?” são alguns dos questionamentos da atividade.

O questionário, aberto no último dia 22, está disponível para seu público alvo até 28 de março. Para conferir e responder a pesquisa, clique aqui 

Comente aqui