Data: 10/05/2021 19:09 / Autor: Redação / Fonte: Governo de São Paulo

SP tem primeiro dia de vacinação contra COVID-19 para pessoas com síndrome de Down

Nova fase da imunização vacinou mais de 1,1 mil pessoas com síndrome de Down, visando diminuir o risco de internações e mortes por COVID-19


Crédito: Governo do Estado de São Paulo

Nesta segunda (10) a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, acompanhou o início da campanha de vacinação contra a COVID-19 para pessoas com síndrome de Down, no Instituto Jô Clemente. Mais de 1,1 mil pessoas já foram vacinadas com idade a partir de 18 anos.

"A vacina é o instrumento que nos traz maior segurança e imunização perante a batalha contra a Covid-19. O governador João Doria trabalhou diuturnamente para que o estado e o país pudessem ter essa proteção, sobretudo o público com síndrome de Down", destacou a secretária.

Além disso, Célia Leão destaca que a mesmo após tomarem as doses das vacina, as pessoas devem continuar se cuidando, "mesmo com a imunização, é de extrema importância que todos os protocolos e medidas de prevenção da Covid-19 continuem sendo seguidos", ressalta.

Também acompanharam a vacinação o Governador João Doria, a Primeira-Dama Bia Doria, o Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, a Coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Regiane de Paula, e o Presidente do Instituto Jô Clemente, Michel Brull.

Para receber as doses, as pessoas com Down devem apresentar laudo médico, diagnóstico ou tratamento e comprovante da condição de risco por meio de exames, receitas, relatório ou prescrição médica, além de documento de identificação. Cadastros prévios de Unidades Básicas de Saúde também podem ser utilizados.

A síndrome de Down é uma condição genética causada quando uma divisão celular diferente do habitual resulta em material extra do cromossomo 21. No Brasil, a cada 700 nascimentos, um é de criança com síndrome de Down.

Segundo estimativa relacionada à Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (www.basededados.sedpcd.sp.gov.br/), há mais de 66 mil pessoas com Down no estado de São Paulo.

Comente aqui