Data: 26/10/2021 13:11 / Autor: Redação / Fonte: SP Escola de Teatro

SP Escola de Teatro oferece cursos técnicos e gratuitos

Inscrições até 16/11, aulas começam no primeiro semestre de 2022, com 80 vagas nas áreas de atuação, cenografia, figurino, direção, dramaturgia, humor, sonoplastia e técnicas de palco


A SP Escola de Teatro, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado e gerida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), está com inscrições abertas para as novas turmas do curso técnico em teatro, com aulas no início do primeiro semestre de 2022. O prazo para se inscrever no Processo Seletivo vai até as 17h de 16 de novembro, exclusivamente pela internet, pelo site www.fundatec.org.br.

No edital são 80 vagas, divididas em oito linhas de estudo. O curso técnico de teatro oferece formação nas áreas de Atuação, Cenografia e Figurino, Direção, Dramaturgia, Humor, Iluminação, Sonoplastia e Técnicas de Palco. As turmas têm duração de dois anos. A taxa de inscrições na seleção é de R$78,90. As aulas são gratuitas.

Confira o número de vagas por área:

Atuação: 06; Cenografia e figurino: 08; Direção: 04; Dramaturgia: 04; Humor: 07; Iluminação: 14; Sonoplastia: 20; Técnicas de Palco: 17

Podem concorrer pessoas de todo o Brasil, maiores de 18 anos (completados até março de 2022) e com ensino médio completo, além de estrangeiros em situação legal no país. No Processo Seletivo da SP Escola de Teatro, 20% das vagas de cada uma das linhas de estudo são destinadas a pessoas autodeclaradas pretas ou indígenas. Quem quiser atendimento pelo nome social durante a realização das provas deverá informar na ficha de inscrição.

REDUÇÃO E ISENÇÃO DE TAXA

Há possibilidade de redução de 50% da taxa de inscrição para estudantes de ensino médio, curso pré-vestibular, graduação ou pós-graduação, desempregados e pessoas que recebem menos de dois salários mínimos, conforme o edital.

Pessoas que tenham cursado o ensino fundamental ou os três anos do ensino médio em escola da rede pública ou na rede privada como bolsista integral, além de doadores de sangue – conforme o projeto Escola Vermelha, criado pela Escola em parceria com a Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo – ficam isentas do pagamento.

Quem tiver interesse deve providenciar a inscrição provisória no site da Fundatec e encaminhar a documentação comprobatória, do enquadramento do seu pedido, encaminhando os documentos previstos em edital.

CRONOGRAMA DE SELEÇÃO

A seleção para o curso técnico da SP Escola de Teatro é dividida em dois momentos. O primeiro momento consiste no preenchimento preenchimento e envio do questionário ( de 01º a 17 de novembro), a participação de entrevistas por vídeo chamada (de 01 a 10 de dezembro) e a realização da prova de redação online ( em 11 de dezembro). As pessoas aprovadas nessa etapa seguem para um segundo momento, previsto para ocorrer de 12 a 19 de janeiro de 2022. São as avaliações específicas da área escolhida na inscrição, podendo ser individuais ou em grupo – de acordo com as linhas.

O resultado final do Processo Seletivo será divulgado em 28 de janeiro de 2022.

Dúvidas ou questionamentos devem ser encaminhadas pelo site da Fundatec ou pelos telefones (51) 3320-1037 ou 0800 035 2000.

Informativo da Escola

Inaugurada na cidade de São Paulo, em 2010, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco propõe novos desafios para o ensino das Artes Cênicas no Brasil. Com um modelo pedagógico ousado, o espaço toma como prismas da formação as sensibilidades e as potencialidades artísticas, humanas, críticas e cidadãs.

O projeto de criação da Escola foi desenvolvido de 2005 a 2009 e se orienta a partir de três pilares: curso técnico, cursos de extensão e o Programa Kairós. Três eixos que alicerçam o funcionamento sistêmico dos setores da Instituição, contemplando diferentes ações artístico-pedagógicas.

O aumento da produção teatral e a consequente demanda de mão de obra foram alguns dos impulsos que levaram ao surgimento da Escola, atenta à necessidade de iniciativas que democratizem o acesso da população à formação artística.

Motivada por seu objetivo simples e direto – “artistas que formam artistas”, define o slogan – a Escola articula propostas como, no plano social, a interface com estudantes contemplados com bolsas-auxílio, atitude que democratiza o acesso ao universo teatral para diferentes camadas da população; e, no sistema pedagógico, a exploração conjunta do terreno do conhecimento por docentes e estudantes.

Crédito: Divulgação

Comente aqui