Data: 12/08/2020 11:22 / Autor: Isabela Richetti

Solicitação de RG atualizado para tirar a CNH causa fila enorme em frente ao IIRGD

A fila já dura dois dias, e as pessoas estão preocupadas com esta nova regra do Detran


Fila no IIRGD
Fila no IIRGD

Crédito: Reprodução G1

Há dois dias, uma fila enorme está acontecendo em frente IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt), localizado na Avenida Cásper Líbero, no centro de São Paulo. Com os Poupatempos fechados por conta da pandemia houve uma aglomeração de pessoas em frente ao instituto, o que preocupa a população e autoridades neste momento que o isolamento social é fundamental para conter a pandemia.

RAZÃO PRINCIPAL

O motivo é a necessidade da população de tirar uma nova via do RG, pois de acordo com a nova regra do Detran-SP, por razões de segurança, o documento deve ter sido emitido nos últimos dois anos para que o contribuinte consiga tirar a CNH

Pessoas na fila afirmaram que a demora estava chegando a duas horas e alertaram que quem avisou sobre essa nova regra foram as autoescolas. o que se presume uma total falha na comunicação do Detran-SP. 

O que diz o Detran

Em entrevista para o portal G1, o diretor do Detran-SP, Raul Vicentini, reconheceu que alguns CFCs (Centros de Formação de Condutores) passaram uma informação incorreta aos alunos: "Informação distorcida que faz com que as pessoas se antecipam numa condição que não é necessária nesse momento". Segundo ele, a informação correta está no site do Detran. 

No site, a informação com relação ao RG é a seguinte:  “ O RG plastificado pelo próprio poder público, ou sem proibição de plastificação, será aceito desde que em bom estado de conservação e permita identificar o cidadão.”. 

Sendo assim, Vicentini alerta que os documentos recentes serão priorizados, mas como diz a regra, o RG que estiver em bom estado de conservação e for possível identificar o cidadão também pode ser usado. 

Comente aqui