Data: 15/09/2019 13:41 / Autor: Redação

Sesc São Paulo realiza a 7º edição da Semana Move no final de setembro

A ação gratuita objetiva estimular as pessoas para a prática permanente de atividades físicas e esportivas. Em São Paulo, destaque para as pedaladas pela cidade


Sesc São Paulo realiza a 7º edição da Semana Move no final de setembro
Sesc São Paulo realiza a 7º edição da Semana Move no final de setembro

Crédito: Reprodução

Coordenada pelo Sesc São Paulo e consolidada como um dos principais movimentos no combate ao sedentarismo, a Semana Move chega à sua 7ª edição entre os dias 21 e 29 de setembro. A ação tem como objetivo sensibilizar pessoas de todas as idades a conhecer, experimentar, retomar ou mesmo manter a prática de diferentes modalidades físico-esportivas.

Em 2019, a Semana Move conta com mais de 800 atividades como apresentações esportivas, aulas abertas, bate-papos, competições, corridas, oficinas, passeios ciclísticos e vivências, nas unidades da capital, interior e litoral do estado de São Paulo, além de ocupar espaços públicos.

Desde 2015, a ação é realizada na América Latina, com apoio da ISCA – International Sports and Culture Association, e com a participação simultânea dos países: Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Para o diretor regional do Sesc, Danilo Santos de Miranda "A Semana Move é o principal legado da Campanha Move Brasil que movimentou o país e criou uma rede de movedores em combate ao sedentarismo. Realizar a 7ª edição do evento consolida esta rede que se destaca pela promoção do Esporte para Todos e Atividade Física, presente na programação regular das unidades do Sesc em São Paulo. Nesta semana, atividades gratuitas ganham ruas, praças, espaços públicos, além de outras cidades e países com o objetivo de conscientizar pessoas e comunidades para os benefícios de uma vida ativa e saudável".

Também integram a programação atividades desenvolvidas por mais de cinquenta movedores, de indivíduos a organizações, que acreditam ser possível, por meio de uma ação conjunta, ampliar o número de praticantes de atividades físico-esportivas de maneira regular.

"A Semana Move representa uma das principais ações institucionais da área de desenvolvimento físico-esportivo no combate ao sedentarismo, consolidando-se como uma iniciativa importante para tornar mais ativa fisicamente a população brasileira, bem como os demais participantes da Campanha em 12 países latino americanos. Amplia-se, assim, o interesse das pessoas pelas práticas físico-esportivas e promove o acesso ao lazer aos nossos frequentadores e a comunidade em geral, declara Maria Luiza Souza Dias, Gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc São Paulo.

O Sesc Avenida Paulista recebe, de 21 a 29 de setembro, atividades da Semana MOVE Brasil, no incentivo às práticas de hábitos e atividades que promovam o bem-estar com abertura ao debate sobre limites e corpos. Todas as atividades são gratuitas.

Nas indagações sobre superação, a programação se faz desafiadora, questionando até onde os limites físicos, sociais, econômicos e culturais se entremeiam e dificultam as práticas físico esportivas, abrindo espaço para diálogos e reflexões no reconhecimento e ressignificação dos corpos e em como a prática esportiva pode ser um caminho que diminui essa distância entre os limites existentes.

Com parceria do Comitê Paralímpico Brasileiro, de 22 a 27, uma Arena Paralímpica ambientada na Praça, localizada na entrada da unidade, traz a vivência do Basquete em cadeira de rodas, Futebol para cegos, Tênis de mesa, Bocha e Atletismo.

Idealizador do "Instituto Reação", Flávio Canto faz um bate-papo seguido de apresentação junto à medalhista olímpica Rafaela Silva, dia 21, sábado, às 13h. E, no final do mesmo dia, às 19h, a Associação Fernanda Bianchini traz o "Ballet de Cegos".

"Adequar", "unir", "preparar", "integrar" são alguns termos relacionados às traduções da palavra Yoga. Assim, Vanessa Joda se entrelaça aos ensinamentos da prática corporal, realizando a Yoga para Todos, de 24 a 27, terça a sexta, em diversos horários, desconstruindo estereótipos e ampliando os conceitos filosóficos, de postura e flexibilidade para todos os corpos.

Nos domingos, dia 22, Laís Souza – medalhista olímpica em Ginástica Artística entre 2003 e 2008 – e, dia 29, Tiffany Abreu – primeira transexual a disputar uma partida oficial da Superliga –, participam de bate-papos sobre os limites impostos sobre o corpo.

Nos sábados, dia 21, o Tênis de Mesa e o Futebol – com apresentação de Lara Schuller e Letícia Santos no Futebol Freestyle –, dia 28, ganham outras jogabilidades. Encerrando-se a Semana MOVE com o Festival de Tênis Mesa e participação do mesatenista paralímpico Alexandre Hideki Kavazoi, dia 29, domingo, das 13h30 às 17h.

Acompanhe a programação completa:

Meditação para Atletas com Márcio Valério

Vivência sobre "Força Interior e Força Física", dialogando sobre os benefícios da meditação para atletas, envolvendo os sistemas nervoso, sanguíneo, imunológico e hormonal. Das práticas de "Imaginação Ativa" e manutenção da "Energia Vital" como auxilio para corridas de longa distância.

Quando: De 08 a 29 de setembro de 2019. Dom., das 10h10 às 11h.

Classificação: 16 anos.

Local: 10º andar – Corpo I.

Ingressos: Grátis. Sem retirada de ingressos.

GMF Games com Educadores de Atividades Físico Esportivas do Sesc

Composta por competição entre equipes onde o principal objetivo é promover a prática de atividade física e esportiva com aulas em grupo personalizadas: provas de corrida indoor, duatlo indoor, dentre outras atividades.

Quando: De 21 a 29 de setembro de 2019. Ter. a sex., 7h10 às 21h20. Sáb. e dom., 10h10 às 16h.

Local: 11º andar – Corpo II.

Ingressos: Atividade para os alunos inscritos na GMF.

Judô com Rafaela Silva e Flávio Canto

Apresentação e bate-papo.

Quando: Dia 21 de setembro de 2019. Sáb., 13h.

Classificação: Livre.

Local: Térreo – Praça.

Ingressos: Grátis - Sem retirada de ingressos.

Diferentes Maneiras de Jogar Tênis de Mesa

Experimentações com Tênis de Mesa. Com mesa redonda, pequena e micro.

Quando: Dia 21 de setembro de 2019. Sáb., 15h às 17h30.

Classificação: Livre.

Local: Térreo – Praça.

Ingressos: Grátis - Sem retirada de ingressos.

Olhando para as Estrelas

Cia. Ballet de Cegos / Associação Fernanda Bianchini

Apresentação pas de deux (passo de dois) do 3º Ato das obras "A Bela Adormecida" e a "Grande Valsa" de Richard Drigo.

Com Aldenice Souza Moreira, Bruno Carlos Antunes, Cintia S. D. Bispo, Everton Josafá Caetano, Geyza Kerly S. de Oliveira, Gisele Aparecida Camillo, Jéssica Lacerda Cordero, Maria Naissy O. Silva, Mariane Mayume Miura e Marina Alonso Guimarães. Direção artística: Cesar Albuquerque.

A Associação Fernanda Bianchini existe desde 1995, inicialmente com o ensino de Ballet para pessoas cegas, mas que tornou-se pioneira e referência no ensino da dança, abrangendo outros grupos sociais de baixa renda e de deficiências.

Quando: Dia 21 de setembro de 2019. Sáb., 19h.

Classificação: Livre.

Local: Térreo – Praça.

Ingressos: Grátis - Sem retirada de ingressos.

*Audiodescrição

Arena Paralímpica com Comitê Paralímpico Brasileiro

Estrutura que permite a vivência em 5 esportes paralímpicos: Basquete em Cadeira de Rodas, Futebol para Cegos, Tênis de mesa, Bocha e Atletismo.

Quando: De 22 a 27 de setembro de 2019. Dom., 10h30 às 16h30. Ter. a sex., 10h30 às 20h.

Classificação: Livre.

Local: Térreo – Praça.

Ingressos: Grátis - Sem retirada de ingressos.

Corpo Sem Limites com Laís Souza

Bate-papo com a ginasta sobre o corpo.

Quando: Dia 22 setembro de 2019. Dom., 17h.

Classificação: Livre.

Local: Térreo – Praça.

Ingressos: Grátis - Sem retirada de ingressos.

Yoga para Todos com Vanessa Joda

Aulas abertas.

Quando: De 24 a 27 de setembro de 2019. Ter. e qui., 10h, 13h e 18h30. Qua., 9h e 20h30. Sex., 9h e 13h.

Classificação: 16 anos.

Local: 10º andar – Corpo I.

Ingressos: Grátis - Sem retirada de ingressos.

Diferentes Maneiras de Jogar Futebol com Lara Schuller e Letícia Santos

Expandindo os limites do futebol com Futmesa, Freestyle, Gol Caixote e Futebol de Botão. Apresentação de Futebol Freestyle com Lara Schuller e Letícia Santos.

Quando: Dia 28 setembro de 2019. Sáb., das 13h30 às 20h.

Classificação: Livre

Local: Térreo – Praça.

Ingressos: Grátis - Sem retirada de ingressos.

Festival de Tênis de Mesa com Alexandre Hideki Kavazoi

Festival de Tênis de Mesa, e apresentação do mesatenista Alexandre Hideki Kavasoi.

Níveis: Iniciante e Intermediário. Entrega de medalhas para todas as pessoas participantes e troféu para as 3 primeiras colocações de cada categoria.

Quando: Dia 29 setembro de 2019. Dom., das 13h30 às 17h.

Classificação: Livre.

Local: Térreo – Praça.

Ingressos: Inscrições pelo Portal, a partir do dia 10/09, ou no dia com 30 minutos de antecedência no local.

Corpo Sem Limites com Tiffany Abreu

Bate-papo com a primeira transexual a disputar uma partida oficial da Superliga.

Quando: Dia 29 de setembro de 2019. Dom., 17h30.

Classificação: Livre.

Local: Térreo – Praça.

Ingressos: Grátis - Sem retirada de ingressos.

SESC AVENIDA PAULISTA

Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo

Fone: (11) 3170-0800

Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m

Horário de funcionamento da unidade:

Terça a sábado, das 10h às 22h.

Domingos e feriados, das 10h às 19h.

Horário de funcionamento da bilheteria:

Terça a sábado, das 10h às 21h30.

Comente aqui