Data: 01/07/2022 11:54 / Autor: Redação / Fonte: Sesc Avenida Paulista

Sesc Avenida Paulista oferece atividades no “Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador”

As atividades propõem a valorização do conhecimento científico e o reconhecimento da importância da pesquisa acadêmica


Plantão: Pergunte a um Cientista
Plantão: Pergunte a um Cientista

Crédito: Via Saber

No dia 8 de julho é celebrado o “Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador” e o Sesc Avenida Paulista oferece uma série de atividades para comemorar a data, reforçar a importância do conhecimento científico e refletir sobre a necessidade de valorização da pesquisa acadêmica.

A vivência “Plantão: Pergunte a um Cientista” promove encontros entre membros da academia e o público não-especializado, para que este se aproxime de temas acadêmicos e tire suas dúvidas em diversas áreas da ciência. Para isso, membros do coletivo Via Saber (que visa aproximar a comunidade científica da sociedade), ocupam a calçada de entrada da unidade, no dia 10 de julho, domingo, das 10h30 às 16h30, para conversar com o público sobre diferentes assuntos, como, dinossauros, RNAs, fundo do mar, grafeno, descoberta de remédios e computação quântica.

De 13 a 22 de julho, às quartas e sextas, das 19h às 22h, Carlos Eduardo Dias Machado ministra o curso “História da Ciência, Tecnologia e Inovação Africana”, com o objetivo de promover o conhecimento da produção tecnológica dos povos africanos e descendentes da diáspora, e reforçar a sua importância para a formação do mundo como conhecemos hoje. Carlos é graduado, licenciado e mestre em História, doutorando pela Universidade de São Paulo – USP e autor de livros que tem como temática principal a contribuição africana no desenvolvimento da ciência.

Já o curso “Caminhabilidade e Transformações das Ruas”, que acontece nos dias 21 e 28 de julho; 4 e 11 de agosto, analisa e propõe soluções, de forma prática, para o processo de requalificação da Rua Leôncio de Carvalho (ao lado do Sesc Avenida Paulista), com base no conhecimento desse processo em outras cidades e na troca entre os participantes. A proposta de requalificação está em discussão entre o Sesc São Paulo e a Prefeitura de São Paulo. O curso é conduzido pelo “SampaPé”, organização sem fins lucrativos que, desde 2012, atua na transformação das cidades em ambientes mais caminháveis. 

SERVIÇO

Vivência | Plantão: Pergunte a um Cientista

Com Via Saber

Quando: 10 de julho de 2022. Domingo, das 10h30 às 16h30.

Onde: Entrada do Sesc Avenida Paulista.

Classificação: Livre.

Sujeito à lotação. Gratuito

Curso | História da Ciência, Tecnologia e Inovação Africana

Com Carlos Eduardo Dias Machado

Quando: 13 a 22 de julho de 2022. Quartas e sextas, das 19h às 22h.

Onde: Espaço de Tecnologias e Artes - 4° andar.

Classificação: 16 anos.

Capacidade: 15 lugares.

Inscrições: 28 de junho, a partir das 14h, para Credencial Plena; 1 de julho, a partir das 14h, para público em geral, no Portal Sesc São Paulo, até esgotarem as vagas. Gratuito. 

Curso | Caminhabilidade e Transformações das Ruas

Com Sampa Pé

Quando: 21 e 28 de julho; 4 e 11 de agosto de 2022. Quintas, das 10h30 às 13h30.

Onde: Espaço de Tecnologias e Artes - 4° andar.

Classificação: 16 anos.

Capacidade: 15 lugares.

Inscrições: 29 de junho, a partir das 14h, para Credencial Plena; 1 de julho, a partir das 14h, para público em geral, no Portal Sesc São Paulo, até esgotarem as vagas. Gratuito.

Comente aqui